Bebês são uma surpresa a cada dia, principalmente durante o primeiro ano de vida, quando os pais estão se adaptando à nova rotina de cuidados com o filho
Alguns dos exames feitos logo na maternidade podem evitar o desenvolvimento de doenças que se tornam graves se não forem tratadas com agilidade.
O laboratório Sérgio Franco/CDPI ajuda os pais de primeira viagem, ou não, explicando melhor sobre os exames que precisam ser realizados durante esse período e por que são tão importantes.
EXAMES que os bebês devem realizar durante o primeiro ano de vida:
- Tipagem sanguínea: realizada ainda na sala de parto, identifica o tipo de sangue A, B, AB ou O – e seu fator Rh – positivo ou negativo.
- VDRL: É um exame para triagem de sífilis. Não é obrigatório, mas faz parte do protocolo de muitas maternidades.
- Teste do pezinho básico e ampliado: A coleta se faz a partir do terceiro dia do nascimento, pois o recém-nascido deve ter sido alimentado. O objetivo do teste é avaliar o risco do recém-nascido para algumas doenças que podem trazer prejuízo para seu desenvolvimento futuro.
- Teste da orelhinha ou triagem auditiva: Verifica se o recém-nascido não tem nenhum déficit auditivo e costuma ser feito após 24 horas de vida, na própria maternidade ou clínica otorrinolaringologista.
- Reflexo vermelho: É um teste extremamente simples, feito na maternidade, para afastar a presença de catarata congênita e tumores no olho.
- Teste do coração: Geralmente é realizado a partir do segundo dia de vida da criança e serve para identificar alguma malformação cardiovascular e medir o nível de oxigênio no sangue.
- Teste da linguinha: Observa-se se o freno lingual da criança é muito curto, o que pode prejudicar o processo de fala e da amamentação.
Post Destaque
Não