Glicemia em jejum: entenda o que é e como é feito o exame de glicose
Você sabia que o exame de glicemia em jejum é essencial para diagnosticar diabetes ou irregularidades presentes na circulação sanguínea dos pacientes?
Preparamos à vocês um texto para sanar as principais dúvidas sobre o exame. Confira:
O que é e para que serve o exame de glicemia em jejum?
O exame de glicemia em jejum serve para medir o nível da glicose na circulação sanguínea do paciente. É necessário estar de 8 a 12 horas de jejum, sem consumir nenhum tipo de alimento ou bebidas, apenas água é permitido. O exame é utilizado para investigar possíveis casos de diabetes e para controle da doença.
Em novas recomendações médicas, no lugar da glicemia de jejum, usa=se a hemoglobina glicada (HbA1c), que não é necessário o jejum. Além disso, a HbA1c, pode dar ao médico uma visão mais profunda sobre como a glicemia se comporta.
Glicemia em jejum pós prandial
Nesse exame, o paciente deverá comparecer ao laboratório após 8 a 12 horas de jejum e realizar a coleta de sangue normalmente.
Após a coleta, o paciente será dispensado e deverá realizar uma refeição reforçada, como de costume, sem acrescentar ou retirar qualquer alimento.
Depois de 2 horas que o paciente realizou sua refeição, deverá voltar ao laboratório para realizar a outra coleta de sangue.
Tanto o exame de glicemia em jejum quanto o pós prandial, devem ser feitos no mesmo dia.
Como é feito o exame de glicemia em jejum?
O exame é realizado por meio de coleta do sangue venoso e pode ser agendado online de forma simples e rápida.
Pré-requisitos para fazer glicemia de jejum
Não há pré-requisitos para realizar a glicemia em jejum. É recomendado que o paciente mantenha a dieta habitual na semana que antecede o exame.
Preparo do exame de glicemia
O preparo para realizar o exame de glicemia em jejum, é não ingerir nenhum alimento ou bebida de 8 a 12 horas, exceto água.
Contra-indicações
Não há contraindicações para realizar o exame de glicemia em jejum.
Tempo de duração
O tempo de duração da coleta do exame é bem rápido, variando de 5 a 10 minutos.
Periodicidade do exame
É um exame de rotina que deve ser realizado de acordo com a prescrição de cada médico. A periodicidade pode variar de acordo com cada caso.
Quando fazer o exame de glicemia?
A glicemia em jejum deve ser feita para acompanhamento de rotina. O exame é recomendado anualmente para todas as pessoas com mais de 45 anos, porém pode ser realizado em pessoas de qualquer faixa etária e em curtos períodos, caso haja risco de diabetes ou a doença em si.
Qual é o valor normal da glicemia em jejum?
O valor normal da glicemia em jejum é inferior a 99 mg/dL.
Quais os alimentos que ajudam a baixar a glicose?
Há alguns alimentos capazes de auxiliar a diminuir os níveis de açúcar no sangue que são:
-
Abacate;
-
Ovos;
-
Espinafre;
-
Brócolis;
-
Amêndoas;
-
Lentilha.
Qual o nível de glicemia é considerado diabetes?
Quando o nível de glicemia está igual ou superior a 126 mg/dL indica diabetes, porém, é necessário realizar novamente o exame para que seja possível confirmar o diagnóstico. O médico também poderá solicitar outros exames para investigação.
O que pode alterar o exame de glicemia em jejum?
Para não ter alteração no exame de glicemia em jejum, é recomendado que três dias antes da coleta, o paciente não ingira álcool, não pratique exercícios físicos de alta intensidade, evite fast-foods e cafeína.
Glicemia de jejum em gestantes
Durante a gravidez o exame de glicemia em jejum faz parte da rotina pré-natal e pode ser realizado em qualquer trimestre da gestação. Os valores de referência são diferentes durante esse período e quando o resultado é maior de 92 mg/dL, pode indicar de um quadro de diabetes gestacional. O diagnóstico é feito através de outros exames mais precisos e solicitados por um médico.