Glicemia de jejum: saiba tudo sobre o exame de glicose

Saiba tudo sobre o exame de glicemia de jejum: o que é, como é feito e quais os valores de referência dos níveis glicêmicos para manter a saúde em dia.
Glicemia

 

Glicemia em jejum: entenda o que é e como é feito o exame de glicose

Você sabia que o exame de glicemia em jejum é essencial para diagnosticar diabetes ou irregularidades presentes na circulação sanguínea dos pacientes?

Preparamos à vocês um texto para sanar as principais dúvidas sobre o exame. Confira:

 

O que é e para que serve o exame de glicemia em jejum?

O exame de glicemia em jejum serve para medir o nível da glicose na circulação sanguínea do paciente. É necessário estar de 8 a 12 horas de jejum, sem consumir nenhum tipo de alimento ou bebidas, apenas água é permitido. O exame é utilizado para investigar possíveis casos de diabetes e para controle da doença.

Em novas recomendações médicas, no lugar da glicemia de jejum, usa=se a hemoglobina glicada (HbA1c), que não é necessário o jejum. Além disso, a HbA1c, pode dar ao médico uma visão mais profunda sobre como a glicemia se comporta.

 

Glicemia em jejum pós prandial

Nesse exame, o paciente deverá comparecer ao laboratório após 8 a 12 horas de jejum e realizar a coleta de sangue normalmente.

Após a coleta, o paciente será dispensado e deverá realizar uma refeição reforçada, como de costume, sem acrescentar ou retirar qualquer alimento.

Depois de 2 horas que o paciente realizou sua refeição, deverá voltar ao laboratório para realizar a outra coleta de sangue.

Tanto o exame de glicemia em jejum quanto o pós prandial, devem ser feitos no mesmo dia.

 

Como é feito o exame de glicemia em jejum?

O exame é realizado por meio de coleta do sangue venoso e pode ser agendado online de forma simples e rápida.

 

Pré-requisitos para fazer glicemia de jejum

Não há pré-requisitos para realizar a glicemia em jejum. É recomendado que o paciente mantenha a dieta habitual na semana que antecede o exame.

 

Preparo do exame de glicemia

O preparo para realizar o exame de glicemia em jejum, é não ingerir nenhum alimento ou bebida de 8 a 12 horas, exceto água.

 

Contra-indicações

Não há contraindicações para realizar o exame de glicemia em jejum.

 

Tempo de duração

O tempo de duração da coleta do exame é bem rápido, variando de 5 a 10 minutos.

 

Periodicidade do exame

É um exame de rotina que deve ser realizado de acordo com a prescrição de cada médico. A periodicidade pode variar de acordo com cada caso.

 

Quando fazer o exame de glicemia?

A glicemia em jejum deve ser feita para acompanhamento de rotina. O exame é recomendado anualmente para todas as pessoas com mais de 45 anos, porém pode ser realizado em pessoas de qualquer faixa etária e em curtos períodos, caso haja risco de diabetes ou a doença em si.

 

Qual é o valor normal da glicemia em jejum?

O valor normal da glicemia em jejum é inferior a 99 mg/dL.

 

Quais os alimentos que ajudam a baixar a glicose?

Há alguns alimentos capazes de auxiliar a diminuir os níveis de açúcar no sangue que são:

  • Abacate;

  • Ovos;

  • Espinafre;

  • Brócolis;

  • Amêndoas;

  • Lentilha.

 

Qual o nível de glicemia é considerado diabetes?

Quando o nível de glicemia está igual ou superior a 126 mg/dL indica diabetes, porém, é necessário realizar novamente o exame para que seja possível confirmar o diagnóstico. O médico também poderá solicitar outros exames para investigação.

 

O que pode alterar o exame de glicemia em jejum?

Para não ter alteração no exame de glicemia em jejum, é recomendado que três dias antes da coleta, o paciente não ingira álcool, não pratique exercícios físicos de alta intensidade, evite fast-foods e cafeína.

 

Glicemia de jejum em gestantes

Durante a gravidez o exame de glicemia em jejum faz parte da rotina pré-natal e pode ser realizado em qualquer trimestre da gestação. Os valores de referência são diferentes durante esse período e quando o resultado é maior de 92 mg/dL, pode indicar de um quadro de diabetes gestacional. O diagnóstico é feito através de outros exames mais precisos e solicitados por um médico.

 

Referências:

https://www.tuasaude.com/glicemia-de-jejum/

https://boaforma.abril.com.br/dieta/7-alimentos-que-ajudam-a-reduzir-os-niveis-de-acucar-no-sangue/

 

Post Destaque
Sim