Autor: Dr. Jaime Kulak
Médico Ginecologista
O exame de urina é utilizado para identificar infecções do trato urinário, doenças renais e doenças sistêmicas. Quando são identificadas alterações, outros exames complementares de diagnóstico podem ser solicitados, a fim de descobrir a origem do problema.
O que é exame de urina?
É o exame responsável pela análise de diversos parâmetros e substâncias que podem estar presentes na urina. Esse tipo de exame pode levar ao diagnóstico de algumas doenças relacionadas ao aparelho urinário e doenças sistêmicas e suas complicações.
EAS – Urina Tipo 1
Também chamado de parcial de urina, é o exame mais simples e básico. Consiste na análise de vários parâmetros e substâncias presentes na urina como:
-
Densidade e pH;
-
Corpos cetônicos;
-
Glicose e hemoglobina;
-
Nitrito, proteínas e urobilinogênio;
-
Microrganismos (bactérias, fungos e protozoários);
-
Células epiteliais, hemácias e leucócitos;
-
Cilindros e cristais.
Urina 24 horas
Esta é a análise de alguns parâmetros de toda urina excretada no período de 24 horas.
A avaliação de algum hormônio, um mineral ou outro composto pode ser um importante indicativo clínico na prática médica. A depuração, também chamada clearance da creatinina, é uma verificação da capacidade que os rins têm de filtrar o sangue.
Para isso, avalia-se um indicador, que é a creatinina, cuja concentração é determinada no sangue e na urina de 24 horas, sendo os resultados inseridos em uma fórmula matemática. O resultado é um importante sinal da função renal.
Urocultura
É o exame que detecta e identifica a presença de bactérias no trato urinário.
Os rins e a bexiga são ambientes estéreis, onde normalmente não há bactérias, portanto, a urocultura pode indicar a presença delas. Neste exame, a urina é inoculada em meio de cultura. Em 24 a 48 horas, a maior parte das bactérias causadoras de infecções urinárias se desenvolvem, formando colônias.
Além disso, também podem ser feitos os testes de sensibilidade a antibióticos, para auxiliar o médico na escolha dos medicamentos específicos que devem ser utilizados.
Como se preparar para o exame de urina?
Para o parcial de urina, a coleta pode ser feita em qualquer hora do dia, de preferência após 2 horas sem urinar.
Para a urina de 24 horas, é necessário que a primeira urina da manhã seja totalmente desprezada e, a partir daí, inicia-se a coleta até o mesmo horário no dia seguinte. Toda a urina deste período de 24 horas deve ser armazenada em recipiente fornecido pelo laboratório.
Para a urocultura, é preciso higienizar muito bem a região ao redor da uretra. O primeiro jato de urina da manhã deve ser desprezado e o restante armazenado e levado ao laboratório.
Mulheres podem fazer o exame de urina no período menstrual?
O ideal é não fazer, mas, se for indispensável, é importante se atentar para a higiene local. Caso esteja disponível, recomenda-se a utilização um tampão vaginal, para evitar o contato do sangue menstrual com a urina.
Quais doenças podem ser detectadas no exame de urina?
São detectadas doenças do próprio aparelho urinário, como infecções e insuficiência renal. Também é possível identificar doenças sistêmicas: Diabetes, Hipertensão Arterial, lúpus eritematoso sistêmico e entre outras.
Quando identificadas complicações, podem ser solicitados outros testes, como o exame de sangue, por exemplo.
Onde fazer o exame de urina?
No Sérgio Franco você pode realizar seu exame em nossos laboratórios convencionais na melhor hora, data e unidade para você. Além disso, para os que desejam realizar o procedimento sem sair de casa, é possível optar por nossa coleta domiciliar.