
Por: Carolina Martins do Prado
Farmacêutica, Doutora em Psiquiatria
Desde 2014, a campanha Janeiro Branco promove ações de reflexões para conscientizar, combater preconceitos, mudar padrões e aumentar o respeito a causas sobre a saúde mental.
Informação e busca de auxílio profissional são dois pilares imprescindíveis para uma boa saúde e qualidade de vida.
O que significa Janeiro Branco?
Janeiro Branco é o movimento social criado com o objetivo de estruturar uma cultura da Saúde Mental na humanidade. Essa ação visa informar indivíduos, instituições, sociedades e autoridades sobre as necessidades relacionadas à Saúde Mental das pessoas, tornando o mundo um lugar mais saudável.
O que é saúde mental?
A saúde mental inclui nosso bem-estar emocional, psicológico e social.
Afeta a forma como pensamos, sentimos e agimos. Também ajuda a determinar como lidamos com o estresse e fazemos escolhas.
Cuidar da saúde mental é fundamental em todas as fases da vida, desde a infância e adolescência até a terceira idade.
Alguns sinais de alerta que podem indicar que a sua saúde mental não está boa são:
-
Afastamento das pessoas e de atividades habituais;
-
Ter pouca ou nenhuma energia;
-
Sentir-se entorpecido ou como se nada importasse;
-
Sentimento de impotência ou desesperança;
-
Abuso de drogas e bebidas;
-
Esquecimentos frequentes, confusão mental, ansiedade, preocupações e medo;
-
Mudanças de humor severas que causam problemas nos relacionamentos;
-
Pensar em machucar a si mesmo ou aos outros;
-
Incapacidade de realizar tarefas diárias.
Por que cuidar da saúde mental é importante?
A saúde mental e física são componentes igualmente importantes da saúde. Por exemplo, a depressão aumenta o risco de muitos tipos de problemas de saúde física, como diabetes e doenças cardíacas.
Da mesma forma, a presença de condições crônicas pode aumentar o risco de doença mental.
Além disso, uma boa saúde mental contribui para o indivíduo utilizar todo o seu potencial nas atividades diárias, estudo e trabalho, além de ajudá-lo a lidar melhor com os estresses da vida.
Como cuidar da saúde mental?
Para cuidar e melhorar a saúde mental o paciente deve:
-
Procurar ajuda de um profissional (médico ou psicólogo);
-
Conectar-se com outras pessoas;
-
Praticar exercícios físicos;
-
Ter um estilo de vida saudável;
-
Manter uma rotina de autocuidado.
O que é depressão?
Depressão é uma doença psicológica grave, que atinge negativamente o sentimento, pensamento e formas de agir do paciente. Dependendo do seu grau, pode afetar diretamente as atividades cotidianas.
Alguns sintomas que podem indicar a depressão são: irritabilidade; frustação; baixa autoestima; cansaço recorrente; sentir-se triste com frequência; movimentos e falas mais lentos ou acelerados; insônia ou sono excessivo; perda da vontade de realizar atividades que antes eram prazerosas e falta de energia.
O que é ansiedade?
A ansiedade é um sentimento comum do ser humano, mas quando o paciente sente dificuldade em controlar suas preocupações e sentimentos, é necessário buscar auxílio profissional, especialmente quando estiver afetando sua vida diária ou causando sofrimento.
Sintomas comuns da ansiedade incluem: inquietação; preocupação exacerbada com o futuro; dificuldade em relaxar; insônia; medo; angústia e dificuldade de concentração.
Qual profissional procurar?
Quando a saúde mental dá alertas, é importante que o paciente procure ajuda de profissionais qualificados, como médicos psiquiatras e/ou psicólogos. Além disso, com a realização de exames como o PharmOne ® é possível identificar qual o medicamento mais adequado para cada paciente.
O tratamento adequado proporciona a melhora e reduz os sintomas que podem interferir no trabalho e vida pessoal do paciente.
