O Lockdown da pandemia do Coronavírus é um protocolo de emergência que evita que as pessoas saiam de suas casas para atividades consideradas não essenciais. Seu objetivo é reduzir o número de pessoas circulando e consequentemente controlar a disseminação do vírus.
Essa é a medida mais severa a ser adotada e é imposta pelo Estado quando as medidas preventivas anteriores não foram completamente eficientes para controlar a infecção.
O que é Lockdown?
O lockdown é a medida preventiva obrigatória que consiste no bloqueio total. Muitos países adotaram essa estratégia com o objetivo de desacelerar a propagação do Coronavírus, visto que as medidas de quarentena e isolamento social não foram suficientes para controlar a infecção.
Assim como grande parte das infecções virais, a transmissão da COVID-19 ocorre de pessoa para pessoa através de gotículas contaminadas e enquanto não há vacinas disponíveis para toda a população, a maneira mais eficaz de impedir que o vírus circule é mantendo as restrições de distanciamento.
Qual é o significado da palavra lockdown?
Lockdown significa bloqueio total ou confinamento total.
Como o Lockdown funciona?
No Brasil, as medidas restritivas podem ser determinadas em cada estado pelo governo responsável. Nos estados em que adotaram o lockdown como parte da estratégia, a circulação das pessoas em lugares públicos foi obrigatoriamente restringida. Nessa fase, apenas serviços considerados essenciais podem funcionar, como supermercados, farmácias e hospitais.
Caso tenha sintomas de Coronavírus, fique em casa e mantenha o isolamento social durante o período de incubação do vírus, que é de 2 a 14 dias após o contato ou diagnóstico realizado pelos testes para COVID-19.
Diferenças entre Lockdown, isolamento social, quarentena e fases restritivas
Lockdown: Maneira restritiva obrigatória que impede a circulação em lugares públicos e apenas libera atividades consideradas essenciais.
Isolamento social: É a restrição que tem como objetivo diminuir o contato entre pessoas que não moram na mesma casa e impede eventos que possam gerar aglomeração.
Há dois tipos de isolamento social, o isolamento vertical e o horizontal.
Isolamento vertical: Limita-se ao grupo considerado de risco para a COVID-19, idosos e portadores de doenças pré-existentes.
Isolamento horizontal: Não há limitações de grupos e as recomendações são para que todas as pessoas fiquem em casa.
Fases restritivas: Consistem em fases que determinam a porcentagem segura de ocupação em determinados lugares públicos, como parques, restaurantes, bares, academia e entre outros. Ainda não é possível que esses locais operem com 100% de sua capacidade, sendo necessário reduzir a porcentagem para que as medidas de distanciamento social sejam eficazes.
Países que adotaram o lockdown como medida frente ao coronavírus
A maioria dos países adotaram o lockdown como estratégia de controle do Coronavírus. Alguns países como a Nova Zelândia, Tailândia, Austrália, Ruanda, Cuba e Vietnã obtiveram uma grande taxa de sucesso após a medida restritiva e estão reerguendo suas economias.
Alguns estados do Brasil e de outros lugares do mundo, ainda estão tentando reduzir as taxas de infectados através do lockdown.