Quais são os sintomas do câncer de mama e qual o tratamento indicado?

Sintomas do Câncer de Mama


Autora: Bruna Zucchetti
Médica Oncologista – especialista em câncer de mama 


 

Agendar Exame
 

Estar atento aos sintomas de câncer de mama e manter os exames em dia, são medidas essenciais para diagnóstico precoce da condição.

Após feito o diagnóstico, as estratégias de tratamento são definidas individualmente para cada caso, a fim de proporcionar a maior chance de cura e melhora da qualidade de vida para a paciente. 

Esse tipo de câncer é o mais comum nas mulheres de todo o mundo, sendo relativamente raro antes dos 35 anos, mas aumentando o risco progressivamente após essa idade, principalmente nas mulheres de 40 anos ou mais. 
 


O que é o câncer de mama? 

O câncer de mama é uma doença neoplásica. As células da mama sofrem alterações decorrentes de fatores genéticos, ambientais e/ou hormonais, fazendo com que elas se tornem células doentes, com multiplicação desordenada e potencial invasivo. 

Existe a possibilidade dessas células serem transportadas pelo sangue até qualquer parte no nosso corpo, podendo ser instalar e multiplicar neste local. A isso, chamamos metástase. O câncer inicialmente pode não ter sintoma algum.  

Muitas vezes há o aparecimento de um nódulo na mama, que pode ser a primeira manifestação e pode ser detectado pela própria mulher durante o auto exame das mamas ou pelo médico durante a consulta de rotina ou nos exames de imagem.     

 

Quais os principais sintomas do câncer de mama? 

Muitos tumores de mama não apresentam sintomas e, portanto, são diagnosticados nas consultas de rotina e exames, como a mamografia, que deve ser realizada de forma rotineira. 

Alguns possíveis sinais do câncer de mama: 

Nódulo na mama

No caso dos tumores que dão sintomas, o sintoma mais comum é a mulher palpar um nódulo na mama. Na maior parte das vezes esse nódulo não causa dor. 

Eritema 

Pode ocorrer também mudança no aspecto da pele da mama, como se ela parecesse uma "casca de laranja". 

Dor na mama ou mamilo 

Normalmente o câncer de mama não causa dor nos seios. Na presença desse sintoma, é importante passar por avaliação médica para descobrir a causa. 

Mamilo com alteração/inversão 

Em alguns casos ocorre deformidades na mama e inversão do mamilo.   

Saída de líquido anormal pelos mamilos 

Outro sintoma que pode indicar o câncer de mama é a saída de líquido pelo mamilo, muitas vezes um líquido sero-sanguinolento. 

Sintomas do câncer de mama: como é feito o diagnóstico? 

O diagnóstico do câncer de mama depende de várias etapas, iniciando pelos exames de imagem, como ultrassom das mamas ou mamografia.  

Se for identificada alguma imagem suspeita, como nódulos ou calcificações, o próximo passo será realizar uma biópsia, normalmente guiada por ultrassom.  

O material dessa biópsia é encaminhado para o laboratório de patologia para que o patologista analise as células, realize testes e descreva as características, confirmando ou excluindo o diagnóstico de uma neoplasia da mama. 

O Sérgio Franco conta com a CDPI Mulher, onde é possível realizar um atendimento direcionado ao público feminino na avaliação diagnóstica por imagem com cuidado, exclusividade e tecnologia de ponta. 

Agendar Exame
 
 

Quais os fatores de risco para o câncer de mama? 

Os principais fatores de risco são: idade, fatores endócrinos/história reprodutiva, fatores comportamentais/ambientais e fatores genéticos/hereditários. 

Autoexame de mama 

O autoexame é fundamental para que a mulher conheça as suas mamas e identifique qualquer alteração que possa surgir no intervalo das consultas e dos exames de imagem. É fundamental que, pelo menos uma vez ao mês, a mulher consiga fazer o autoexame.   

É importante ressaltar aqui que o autoexame da mama não substitui a consulta médica e os exames de imagem.  

Segundo a Sociedade Brasileira de Mastologia, todas as mulheres acima de 40 anos devem realizar os exames de rotina da mama, como a mamografia, anualmente. 

Qual o tratamento para o câncer de mama? 

O tratamento varia para cada caso, uma vez que, hoje em dia, tentamos individualizar os tratamentos.  

De uma forma geral, uma mulher com câncer de mama acaba sendo submetida a cirurgia da mama acometida e, em alguns casos, é necessário complementar o tratamento com quimioterapia e radioterapia na mama. 

Além disso, para as pacientes em que o tumor tem receptores hormonais, também há uma fase em que recebe medicação anti-hormônio. 

A escolha do tratamento também depende muito da fase em que o tumor foi diagnosticado. Normalmente em tumores mais iniciais as cirurgias são muito menos agressivas e o tratamento menos invasivo, mas, obviamente, devemos avaliar cada caso.   

Como prevenir o câncer de mama? 

Bons hábitos de vida, como manter alimentação saudável e evitar a obesidade, a prática de exercícios físicos regulares e não fumar, contribuem para a prevenção das doenças neoplásicas, inclusive do câncer de mamas 

Manter consultas regulares permite identificar fatores de risco e corrigi-los, sempre que possível. 

No caso do câncer de mama, os exames de imagem da mama, como a mamografia, permitem fazer um diagnóstico precoce do tumor, quando ainda não é palpável, o que contribui para maiores chances de cura. 

Marque seus exames preventivos através da plataforma do Nav Dasa, assistente de saúde da Dasa.
 

Agendar Exame
 
Dasa

 

Post Destaque
Não