Sintomas de gravidez: entenda os sinais e formas de saber se você está grávida

Sintomas de gravidez: saiba quais são os primeiros sinais

Por Dra. Rita Machado

 

Os sintomas de gravidez variam de gestante para gestante. É importante sempre analisar se há a presença de sinais que possam indicar uma gravidez, mas a única maneira de confirmar é realizando exames de diagnóstico adequados, no momento correto 

Identificar uma gravidez precocemente é de extrema importância para iniciar o acompanhamento pré-natal o mais rápido possível. 

Em quanto tempo aparecem os sintomas de gravidez? 

Na maioria das gestações, os sintomas iniciais surgem a partir de 2 a 3 semanas após a fertilização. Porém, isso varia de gestação para gestação, inclusive na mesma mamãe. Imagine em mulheres diferentes.  

Além disso, muitas mulheres não sentem quaisquer sintomas durante o início do período gestacional.  

Os especialistas recomendam sempre realizar os exames de diagnóstico, Beta HCG e o ultrassom para confirmar ou descartar a suspeita de uma gravidez. 

Quais os primeiros sintomas da gravidez? 

O sinal que aparece mais precocemente e que pode indicar a gestação é o atraso menstrual. Porém, devido a porcentagem de mulheres que apresentam irregularidades do ciclo, esse sintoma isolado pode ser de difícil interpretação, sendo necessários outros métodos de detecção da gravidez.  

Outros sintomas iniciais incluem: 

  • Corrimento marrom ou corrimento de nidação 

  • Enjoos; 

  • Vômitos; 

  • Sensibilidade nas mamas; 

  • Aumento da frequência urinária. 

Os demais sinais, como a percepção de movimentação fetal e a palpação abdominal do bebê, ocorrem de forma bem mais tardia, entre 20 e 22 semanas de gestação. 

Sintomas de gravidez pouco conhecidos 

Alguns sintomas podem acontecer durante a gravidez, em seu estágio inicial e, em junção com os sinais clássicos, podem aumentar os indícios: 

  • Alterações de humor frequentes: as gestantes podem se sentir mais sensíveis nas primeiras semanas devido as mudanças hormonais; 

  • Dores de cabeça: que podem ocorrer devido ao aumento dos níveis de estrogênio no corpo; 

  • Acne: as mulheres podem notar o aparecimento ou intensificação de acne no rosto; 

  • Gosto estranho na boca: algumas gestantes relatam sentir um gosto metálico na boca ou excesso de saliva; 

  • Constipação: a gravidez pode causar prisão de ventre em alguns casos, geralmente com o evoluir da gestação 

  • Congestionamento nasal: principalmente rinite; 

  • Fadiga: sensação de cansaço e exaustão; 

  • Olfato intensificado: pode causar tolerância reduzida a determinados odores ou ser mais sensível ao cheiro; 

  • Tontura: causada pela redução da pressão arterial. 

Como eu sei que estou grávida? Conheça os principais exames 

Quando a mulher está esperando um bebê, há secreção de um hormônio chamado Gonadotrofina Coriônica Humana - HCG, que pode ser detectado na urina ou no sangue. Conheça as diferenças: 

Beta HCG 

Trata-se de um exame de sangue  capaz de detectar a gravidez logo no início, com cerca de 5 dias de atraso menstrual. É um método extremamente sensível, seguro e eficiente. 

Agende seu exame

 

Teste de farmácia (urina) 

Para realizar o teste de urina não é necessário ir até um laboratório, basta comprá-lo em uma farmácia. Entretanto, a concentração de Gonadotrofina Coriônica Humana na urina pode ser muito menor que a quantidade encontrada no sangue, e por isso a sensibilidade do teste é menor.  

Ultrassonografia do útero (ultrassom obstétrico) 

O ultrassom obstétrico é capaz de auxiliar na detecção de gravidez. Além disso, ele serve para visualizar o local da gestação e se ela é tópica ou ectópica, os sinais vitais do bebê, número de sacos gestacionais, definir a idade gestacional, medir o embrião e avaliar os ovários e o útero. A ecografia ou ultrassonografia no primeiro trimestre é realizada por via transvaginal e pode detectar o embrião a partir da 5 semana gestacional. É seguro e não oferece riscos para a mamãe e o bebe.  

Como saber com quantas semanas de gravidez estou? 

O método mais eficaz de confirmação da idade gestacional é o ultrassom de primeiro trimestre que permite a medida do CCN (comprimento cabeça-nádegas), parâmetros mais confiável para o cálculo da idade gestacional. É realizado durante a ultrassonografia de primeiro trimestre e possui um erro estimado de + ou - 5 dias. 

Realize seus exames no Sérgio Franco com tecnologia de ponta e segurança! Acesse o nosso agendamento online e escolha a unidade mais próxima à você.

 

Post Destaque
Não