Os sintomas de tuberculose estão associados ao acometimento pulmonar. A tuberculose é uma doença caracterizada por tosse persistente, podendo ser de grande risco para as pessoas caso não seja tratada adequadamente.
Saiba quais sintomas são comuns, quais são mais graves e como tratar a infecção.
O que causa e o que é a tuberculose?
A tuberculose é causada pelo Mycobacterium tuberculosis, conhecida como bacilo de Koch. É uma doença infecciosa que acomete principalmente os pulmões, podendo afetar outros órgãos e sistemas.
A tuberculose é contagiosa?
Sim, a tuberculose é uma doença altamente contagiosa.
Principais sintomas de tuberculose
A tuberculose é assintomática para a maioria das pessoas. Algumas, entretanto, apresentam os seguintes sintomas:
Tosse persistente
A tuberculose é caracterizada pela tosse persistente e seca no início da infecção; com o passar do tempo, a tosse apresenta secreção, podendo também vir a apresentar sangue.
Dor ao respirar ou tossir
Dor ao respirar ou tossir também é um sintoma comum da doença.
Sensação de falta de ar
A sensação de falta de ar na tuberculose ocorre, geralmente, nos casos mais avançados da doença, quando acomete extensamente o pulmão. Normalmente essa falta de ar está atrelada ao esforço que o paciente faz, mas pode surgir até mesmo com o paciente em repouso.
Cansaço e fadiga
O cansaço e a fadiga causados pela tuberculose são caracterizados por sensação de mal-estar, fraqueza ao realizar atividades simples e desânimo constante.
Febre
Muitos pacientes relatam a presença de febre, principalmente durante a tarde, conhecida como febre vespertina.
Sudorese noturna
A sudorese noturna também é um sintoma comum da tuberculose, podendo surgir até em pacientes que não apresentaram febre em nenhum momento da infecção.
Emagrecimento sem razão aparente
O emagrecimento sem razão e a perda de apetite, podem ocorrer em todas as formas de tuberculose.
Sintomas de tuberculose em casos graves
Em casos graves, o paciente pode apresentar:
- Tosse por mais de 3 semanas;
- Febre vespertina;
- Sudorese noturna;
- Emagrecimento sem causa aparente;
- Cansaço excessivo.
Como ocorre a transmissão da tuberculose?
A principal forma de transmissão da tuberculose é via contato direto de pessoa para pessoa, através da fala, espirro e tosse. Outros fatores como má alimentação, falta de higiene, tabagismo, alcoolismo, uso de drogas ilícitas ou qualquer outro fator que gere baixa resistência no organismo podem contribuir para o desenvolvimento da doença.
Qual o tratamento da tuberculose?
O tratamento da tuberculose é feito à base de antibióticos e tem a duração de pelo menos seis meses. É um tratamento longo que deve ser acompanhado por equipe de médicos, enfermeiros, assistentes sociais e visitadores devidamente preparados, sendo indicado o regime de Tratamento Diretamente Observado (TDO), para evitar o abandono do tratamento e complicações futuras.
Prevenção: Vacina contra a tuberculose
A vacina BCG é indicada de rotina a partir do nascimento até antes de a criança completar 5 anos de idade e previne a tuberculose, principalmente as formas graves, como meningite tuberculosa e tuberculose miliar (espalhada pelo corpo).