Teste de HIV: entenda como o teste é feito

teste de hiv


Autora: Dra. Adriana Campaner
Médica ginecologista

 

Agendar Teste de HIV

 

O teste de HIV é a única forma de ter certeza sobre o diagnóstico viral e, assim, iniciar o tratamento adequado para uma boa qualidade de vida e diminuição do risco de transmissão.

De acordo com o CDC (Centers for Disease Control and Prevention), o recomendado é que todas as pessoas entre 13 e 64 anos façam o teste de HIV de forma periódica, como parte dos cuidados de saúde de rotina. Para pessoas com certos fatores de risco, o CDC indica a realização do teste pelo menos uma vez ao ano.

O que é HIV?

HIV é a sigla em inglês para vírus da imunodeficiência humana, o causador da Aids.

As formas de transmissão são:

  • por contato sexual (vaginal, anal ou oral);
  • assexual por sangue (compartilhamento de seringas injetáveis, receptor de sangue contaminado);
  • vertical (da mãe para o filho – na gestação, parto ou aleitamento).

O vírus tem predileção pelas células da imunidade, linfócitos CD4, importantes para a defesa do organismo contra infecções e tumores. Dessa maneira, quando ele entra e destrói esses linfócitos, a pessoa vai ficando com a imunidade deficiente e comprometida.

Quais são os sintomas de HIV?

Ao contrair o vírus, a doença será dividida em algumas fases clínicas, são elas:

1 – Infecção aguda: é quando vírus entra no organismo e o organismo tenta reagir. Algumas pessoas não passam por essa fase, ou não percebem que estão com esse quadro. Geralmente, quando adquirem o vírus, apresentam sintomas de mal-estar, febre, cansaço, dor de cabeça, gânglios no corpo e, por isso, confundem com viroses. 

Após essa fase, os sintomas desaparecem e inicia-se a fase assintomática. 

2 – Assintomática: o paciente só descobre que está com HIV quando realiza o exame de diagnóstico. 

Quando o vírus está destruindo as CD4, a pessoa começa a ter alterações da imunidade. Esses são sintomas iniciais e causam algumas infecções recorrentes. Após isso, inicia-se a fase de Aids propriamente dita. 

Em resumo, as infecções pelo HIV geralmente não causam sintomas. Já quando o vírus evolui para a doença Aids, apresenta infecções oportunistas. 

Qual exame detecta o HIV?

Os exames que detectam o HIV geralmente são os de sangue, como sorologias, exames iniciais e os confirmatórios, que detectarão a presença do vírus e dos anticorpos desencadeados.

 

Agendar Teste de HIV

 

Como o exame de HIV é feito?

São realizadas coletas sanguíneas para detectar o vírus, mas existem outros procedimentos que os pacientes com HIV ou Aids fazem para diagnosticar as infecções oportunistas, que, dependendo de cada tipo de infecção, o exame é específico, assim como a sua execução.

Um fator importante é que, quando a pessoa adquire o vírus HIV, algumas vezes demora para começar a produzir anticorpos. 

O ser humano tem um período chamado janela imunológica, ou seja, a pessoa já tem o vírus, mas o corpo ainda não produz anticorpos. Isso significa que o exame pode resultar em falso-negativo por não conseguir detectar a infecção.

Qual médico procurar?

Caso suspeite da condição ou tenha entrado em contato com o vírus, recomenda-se procurar o médico infectologista assim que possível para realização do diagnóstico e início do tratamento.

Como é feito o tratamento de HIV?

No caso do tratamento do HIV, são utilizadas as drogas antirretrovirais. Existem alguns tipos de medicações que são indicadas dependendo de cada paciente. Geralmente são remédios associados, que visam controlar o vírus, não deixando que se multiplique. Assim, o paciente mantém a imunidade.

Também existem tratamentos para outros tipos de infecções, como as oportunistas de pulmão, por exemplo, para as quais recomenda-se o uso de antibióticos.

Onde fazer o teste de HIV?

Realize seu teste de HIV no Sérgio Franco com rapidez, tecnologia de ponta em todos os procedimentos e segurança.

Agendar Teste de HIV
 
 
 
Dasa

 

Post Destaque
Não