A tomografia é um um procedimento de imagem de raio-x computadorizado, responsável por produzir imagens de excelente qualidade dos órgãos internos e diagnosticar diversas doenças potencialmente graves.
Além de ser indolor, é um exame não invasivo, simples e rápido.
O que é e para que serve a tomografia?
A tomografia é um exame de imagem não invasivo, que pode ser utilizado como um exame de apoio para os médicos com o objetivo de analisar diferentes partes do corpo: ossos, fígado, cérebro, ovários, rins, pâncreas, pulmões, vias biliares e pleura.
Com isso, é capaz de diagnosticar doenças, como: pneumonia, embolia pulmonar, aneurismas, tumores benignos e malignos, AVC, edemas cerebrais, fraturas, hemorragias e, até mesmo, pequenos nódulos.
Tipos de tomografia
Existem diversos tipos de tomografias que são solicitadas dependendo da exigência médica e da região do corpo que precisa ser avaliada. As principais são:
Tomografia do tórax
A tomografia do tórax é realizada quando há necessidade de analisar a caixa torácica a fim de diagnosticar doenças pulmonares.
As principais doenças que podem ser identificadas com esse exame, são:
-
Pneumonia;
-
Embolia Pulmonar;
-
Asma;
-
Tuberculose;
-
Tumores benignos e malignos;
-
Aneurisma;
-
Hipertensão Pulmonar;
-
Tumores mediastinais (região do mediastino).
Além disso, é considerada um exame de imagem para Covid-19, sendo indicada para avaliar o comprometimento pulmonar por ter alta sensibilidade e especificidade.
Tomografia com contraste
A tomografia com contraste é feita para que as imagens do exame fiquem ainda mais claras e, para isso, utiliza-se um composto a base de iodo que é ingerido por via oral ou aplicado por via intravenosa. Deste modo, os tecidos absorvem esse contraste, facilitando na observação de problemas em regiões vascularizadas, identificando tumores, alterações no crânio, coluna, abdome e articulações.
Como dito, o contraste é formulado a base de iodo, portanto, caso o paciente tenha sensibilidade ou alergia a substância ou mariscos do mar, é fundamental dizer ao médico e preencher o questionário entregue antes do exame de forma correta.
Tomografia dentária
É um exame comum solicitado pelo dentista para avaliar as estruturas ósseas da face. Com ele, é possível diagnosticar algumas patologias, como tumores benignos e malignos, cistos, traumas nos dentes e componentes ósseos.
Tomografia do crânio
Tomografia do crânio é solicitada para analisar o cérebro e a caixa craniana, sendo capaz de diagnosticar: Acidente Vascular Cerebral (AVC), tumores, hidrocefalia,Traumatismo Craneano Encefálico (TCE), fratura e malformações.
Tomografia da coluna
A tomografia da coluna é realizada para analisar os ossos, articulações e tecidos moles da coluna lombar, sendo ideal para identificar a presença de tumores, infecções, ferimentos, hérnia e outras complicações.
Para a realização desse exame, é importante que o paciente comunique ao laboratório se possui alguma doença renal.
Outros tipos do exame de tomografia
Existem mais alguns exames de imagem que são específicos para determinadas áreas, como:
-
Tomografia de abdome e pelve;
-
Tomografia de retina;
-
Tomografia do fígado.
Como funciona a tomografia?
O exame de tomografia é realizado em laboratórios ou clinicas de imagem por um profissional em radiologia. Durante o procedimento, o paciente deve permanecer parado sob uma mesa que se move para dentro e para fora do tomógrafo. Nessa movimentação, são produzidos sinais que são processados pelo computador e geram imagens como se fossem "fatias" do corpo. Essas fatias são chamadas de imagens tomográficas e fornecem informações mais detalhadas do que as radiografias convencionais.
As imagens fornecidas pelo exame podem ser exibidas individualmente ou empilhadas pelo computador para gerar uma imagem 3D. Com isso, observa-se com maior facilidade o esqueleto, órgãos e tecidos, assim como quaisquer anormalidades que possam ser encontradas.
Qual a diferença da tomografia para a ressonância magnética?
A tomografia e a ressonância possuem algumas diferenças, veja abaixo:
Tomografia:
-
Imagens horizontais e em 3D;
-
Diagnósticos mais simples;
-
Uso de Raios-X;
-
O contraste usado é a base de iodo;
-
Contraindicações: gestantes e pessoas alérgicas a iodo (exame de contraste).
Ressonância Magnética:
-
Imagens em planos frontais e oblíquos;
-
Diagnósticos mais complexos;
-
Uso de campos magnéticos e ondas de rádio;
-
O contraste usado é a base de gadolínio;
-
Contraindicações para pacientes com: marcapasso ou desfibrilador, implante coclear, alguns tipos de implantes oculares, cateter de Swan-Ganz, aparelho ortodontico, alergia ao gadolineo
Preparativos para fazer uma tomografia
O preparo depende da região que será examinada. Nos exames de tomografia de contraste o paciente deve ficar de jejum por até 8 horas. Em tomografias realizadas na área digestiva pode ser indicado o uso de laxantes ou enemas para limpar o intestino.
Além disso, o paciente é orientado a retirar qualquer objeto de metal que possa estar usando, tais como: sutiã, piercings, brincos, joias e entre outros, pois podem distorcer as imagens geradas. Durante a realização do exame, é necessário utilizar uma roupa de algodão.
Caso o paciente porte dispositivos implantados, como marca-passo, port-a-cath ou outros, deverá informar ao técnico em radiologia. Iisso não impedirá a realização do exame, porém novos cuidados serão tomados.
Todas essas informações são passadas no momento do agendamento do exame.
Contraindicações
É importante lembrar de consultar as contraindicações na hora de agendar o exame, pois, podem variar. Algumas contraindicações são:
-
O exame é contraindicado para mulheres grávidas ou com suspeita de gravidez.
-
No caso da tomografia com contraste, para pacientes diabéticos, é necessária a suspensão da Metformina (antidiabético oral).
-
Pacientes asmáticos ou alérgicos devem informar a condição ao técnico de radiologia, para analisar a melhor alternativa na realização do exame.
Onde fazer tomografia?
Para agendar sua tomografia, nossas plataformas digitais e escolha a melhor data e horário para você.