Veja quem deve tomar a vacina da gripe em 2021

 Entenda quem deve tomar a vacina da gripe em 2021

 

A vacina da gripe confere proteção contra infecções respiratórias causadas pelo vírus Influenza e é a forma mais eficaz de evitar as formas graves da doença. 

A gripe é uma infecção viral comum que pode ser fatal, principalmente para grupos de alto risco, como crianças, idosos, gestantes e pessoas portadoras de doenças crônicas. Atualmente, no Brasil, existem dois tipos de vacina, a trivalente, disponível nas Unidades Básicas de Saúde e a tetravalente, disponível nos serviços privados. 

Conheça sobre o imunizante e sua importância. 

O que é a vacina da gripe?

A vacina é uma excelente aliada na prevenção das infecções causadas pelo vírus da gripe (Influenza) e foi desenvolvida em 1930. Os vírus da gripe se alteram continuamente e, por isso, a vacina deve ser reformulada constantemente. Conheça um pouco mais sobre o vírus Influenza, indicações, doses necessárias e contraindicações do imunizante:

Vírus Influenza

O vírus Influenza é o causador da gripe, doença que ataca o sistema respiratório. Crianças pequenas, idosos, gestantes e pessoas com doenças crônicas ou imunidade baixa correm alto risco de desenvolver a forma grave da doença, como a pneumonia. 

Composição da vacina

A vacina Influenza é inativada e não causa a doença. Sua composição muda todos os anos, de acordo com as recomendações da Organização Mundial da Saúde. 

Doses

Para crianças de 6 meses a 9 anos, recomendam-se duas doses na primovacinação (primeira vez que forem vacinadas), respeitando o intervalo de um mês entre elas. Após isso, deve ser feita uma revacinação anual com apenas uma dose.

Já para crianças com mais de 9 anos, adolescentes, adultos e idosos, a recomendação é apenas uma dose anual.

banner vacina da gripe

 

Reações adversas

É uma vacina pouco reatogênica. A maioria das pessoas vacinadas relatam apenas dor e vermelhidão no local da aplicação. 

Indicações

A vacina contra a gripe é extremamente segura e eficaz. Recomenda-se que todas as pessoas com mais de seis meses de vida tomem a vacina. 

Contraindicações

O imunizante só é contraindicado para pessoas que apresentaram alergia grave a algum componente da vacina ou em dose anterior.  

Quais são as vacinas da gripe disponíveis?

Há duas vacinas disponíveis que conferem proteção contra a gripe que são: 

  • Vacina trivalente: é composta pelos 3 tipos de vírus mais representativos em circulação (dois subtipos de vírus influenza A e um subtipo do vírus influenza B).

  • Vacina quadrivalente: as vacinas quadrivalentes são compostas por um segundo subtipo do vírus influenza B, além dos vírus das vacinas trivalentes, e espera-se que forneçam uma proteção mais ampla contra infecções pelo vírus influenza B.

Quem deve receber a vacina contra a gripe em 2021?

A vacina é recomendada para todas as pessoas a partir dos seis meses de idade, principalmente para aqueles que possuem maior risco de contrair doenças respiratórias. 

Durante a pandemia do Coronavírus, é de extrema importância que todas as pessoas se imunizem contra a gripe e evitem a doença.

Qual o calendário da vacina da gripe em 2021?

A campanha de vacinação da gripe 2021 na rede pública ocorrerá de 12 de abril a 9 de julho de 2021. A campanha é dividida em 3 etapas para que todos possam se imunizar, priorizando os grupos de risco, dessa maneira:

  • Primeira fase (12 de abril a 10 de maio): idosos (a partir de 60 anos) e profissionais da saúde

  • Segunda fase (11 de maio a 8 de junho): portadores de doenças crônicas não transmissíveis, caminhoneiros, motoristas de transporte coletivo e portuários, professores, profissionais das forças de segurança e salvamento, pessoas com doenças crônicas, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas, população privada de liberdade e povos indígenas.

  • Terceira fase (09 de junho a 9 de maio): crianças de 6 meses a menores de 6 anos, grávidas, mães no pós-parto, pessoas com deficiência, professores de escolas públicas e privadas e pessoas de 55 a 59 anos de idade.

Porém, na rede privada, as vacinas já estão disponíveis.

Onde me vacinar contra a gripe?

Na rede pública, está disponível a Vacina Trivalente para pessoas:

  • Com 55 anos ou mais; 

  • Crianças de 6 meses a 5 anos, 11 meses e 29 dias;

  • Gestantes e puérperas (até 45 dias após o parto);

  • Trabalhadores da saúde; 

  • Professores de escolas públicas e privadas; 

  • Povos indígenas; 

  • Pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais; 

  • Forças de segurança e salvamento; 

  • Adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas; 

  • População privada de liberdade

  • Funcionários do sistema prisional.

O imunizante também pode ser encontrado na rede privada, que disponibiliza a vacina Quadrivalente para pessoas a partir dos 6 meses de idade.

Optando pela vacina particular, você possui várias vantagens: a vacina está disponível para qualquer pessoa a partir de 6 meses de idade, você pode solicitar a vacinação em casa, vacinar com menos aglomerações e pessoas na fila e proteção mais rápida, antes mesmo da campanha oficial. 

Além disso, aqui no Sérgio Franco não é necessário agendamento prévio, basta clicar em onde comprar e se imunizar!

Perguntas frequentes

Tire suas principais dúvidas sobre o imunizante:

Qual a composição da vacina contra a gripe?

Vacina trivalente: possui dois subtipos de vírus A e um subtipo de vírus B.

Vacina quadrivalente: contém dois subtipos de vírus A e dois subtipos de vírus B. 

Grávida pode tomar a vacina da gripe?

Sim. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), pessoas com maior risco de doenças graves ou complicações quando infectadas são: mulheres grávidas, crianças com menos de 59 meses, idosos, indivíduos com doenças crônicas (cardíacas, pulmonares, renais, metabólicas, neurológicas, hepáticas ou hematológicas) e indivíduos com condições imunossupressoras (como HIV / AIDS, recebendo quimioterapia ou esteroides, ou malignidade).  

Todas as pessoas devem ser imunizadas contra a gripe, principalmente os grupos citados acima. No caso das gestantes, a vacina pode ser aplicada em qualquer mês da gestação. 

Quanto tempo preciso esperar para tomar a vacina da gripe depois de tomar a vacina contra a COVID-19?

Recomenda-se o período de 14 dias antes e após as doses da vacina COVID-19 para se imunizar contra a gripe. 

Quem toma vacina da gripe pode ficar resfriado?

Sim. Nenhuma vacina possui 100% de eficácia, por isso é importante sempre manter outras medidas de proteção. O distanciamento social, o uso de máscaras, a lavagem frequente das mãos e a limpeza das mãos com álcool em gel, reduzem a transmissão do Coronavírus e também do vírus influenza, principalmente durante a temporada de frio.

Quem tem alergia a ovo pode tomar vacina da gripe?

Sim, baseado nas evidências científicas atuais, o Departamento de Alergia Alimentar da ASBAI, pacientes alérgicos a ovo, de qualquer gravidade, podem receber a vacina da gripe a partir do sexto mês de vida. 

Quanto tempo dura a vacina da gripe?

Por ser uma vacinação que muda constantemente, ela é capaz de conferir proteção por apenas um período sazonal e uma nova dose deve ser administrada anualmente em todas as pessoas para as quais o imunizante é indicado.

Quem tomou a vacina da gripe pode doar sangue? 

Sim. De acordo com a Fundação Pró-Sangue, todas as pessoas que tomaram a vacina da gripe ou qualquer vacina composta por vírus ou bactéria mortos, toxóide ou recombinantes, como cólera, poliomielite, difteria, tétano, febre tifóide, meningite, coqueluche, pneumococo, estão aptas a doar sangue após 48 horas da aplicação.

 

Referências:

IFF Fio Cruz. Entenda a vacina da gripe. Disponível em: http://www.iff.fiocruz.br/index.php/8-noticias/332-vacinagripe#:~:text=A%20vacina%20da%20gripe%20imuniza%20somente%20contra%20os%20v%C3%ADrus%20que,vacinas%20trivalente%20e%20a%20quadrivalente.

SBIm. Vacina Gripe (Influenza). Disponível em: https://familia.sbim.org.br/vacinas/vacinas-disponiveis/vacina-gripe-influenza

 

 

Post Destaque
Não