Entenda o que é o vitiligo, suas causas e tratamento

Vitiligo: o que é, causas e tratamento

Por Dra. Myrna Perez Campagnoli

O vitiligo é uma doença não contagiosa caracterizada por manchas claras que se desenvolvem na pele. A condição é causada pela falta de melanina, que é o pigmento da pele.

A doença pode afetar qualquer área da pele e há dois tipos: o vitiligo segmentar e o não segmentar.

clique aqui para agendar seu exame

 

O que é vitiligo? 

O vitiligo é uma doença de pele que se caracteriza pela perda da coloração da pele, chamada de hipopigmentação.

Possui uma distribuição característica, mas o tamanho das manchas varia de pessoa para pessoa.

É muito importante frisar que o vitiligo não é contagioso!

Quais são as causas de vitiligo?

As manchas claras são causadas pela diminuição ou ausência de “melanócitos”, que são as células da pele responsáveis pela produção de melanina, o pigmento da pele.

As causas dessa falta de melanócitos não é totalmente conhecida, mas pode estar associada à autoimunidade, situação em que o corpo produz anticorpos contra as próprias células ou órgãos estabelecidos.

Vitiligo é hereditário?

Sim, pela correlação da autoimunidade pode existir uma maior tendência ao desenvolvimento de vitiligo em membros da mesma família, mas a incidência é baixa. 

O vitiligo pode ter causa emocional?

Sim, traumas físicos e emocionais podem estimular o aparecimento das manchas ou agravar as manchas existentes. 

sintomas de vitiligo

Sintomas de vitiligo

Geralmente não existem sintomas associados ao aparecimento de manchas claras pelo corpo. 

É possível detectar o início de vitiligo?

O diagnóstico é clínico, realizado através da observação de manchas claras com distribuição e formas características de vitiligo.

Como são as manchas de vitiligo?

O vitiligo pode ser de dois tipos:

  • Segmentar ou Unilateral:  As manchas aparecem em pessoas jovens e acomete apenas uma parte do corpo, podendo atingir pelos e cabelos que também perdem a coloração natural.

  • Não segmentar ou Bilateral: As manchas aparecem dos dois lados do corpo, geralmente de forma simétrica, iniciando pelas extremidades, por exemplo, no rosto, nas duas mãos ou nos dois pés.  A perda de coloração vai evoluindo e acelera em algumas fases, seguida de períodos de estagnação. As áreas sem pigmentação vão se tornando maiores com o passar dos anos e é esse é o tipo mais frequente de vitiligo.

Vitiligo coça?

Não, porém algumas pessoas relatam maior sensibilidade nas áreas de hipopigmentação.

Diagnóstico

O diagnóstico é clínico, realizado pelo dermatologista, a olho nu, com o auxílio ou não de uma luz especial (depende do tom da pele).

A biópsia da pele pode auxiliar na confirmação do diagnóstico, pois permite a observação de ausência ou redução de melanócitos.

Alguns exames de check up, como os de sangue, podem auxiliar, não no diagnóstico do vitiligo em si, mas na pesquisa de doenças associadas, como a Tireoidite autoimune e Doença de addison, ambas doenças autoimunes muito frequentemente associadas ao vitiligo.

Tratamentos para vitiligo

Existem várias opções de tratamento - cremes, medicamentos orais, laser - que visam estacionar a evolução da doença e repigmentar algumas áreas. Atualmente, com essas novas opções de tratamento, o resultado é muito satisfatório no sentido de controle da doença.

Vitiligo tem cura?

Não há cura para o vitiligo, mas existem excelentes opções de tratamento para controle e pigmentação.

Prevenção

Não há maneiras de evitar o vitiligo

Em portadores de vitiligo, recomenda-se evitar o uso de roupas apertadas ou que provoquem atrito ou pressão sobre a pele. Isso contribui para reduzir o aparecimento de novas manchas, bem como o crescimento das existentes.

O controle do estresse é benéfico no controle da doença.

Prognóstico e recomendações

Com os novos tratamentos houve grande melhora de prognóstico com controle eficaz da doença.

O cuidado com a exposição solar das áreas afetadas é de extrema importância para evitar a ocorrência de queimaduras e câncer de pele.

clique aqui para agendar seu exame

 

Post Destaque
Não