Brucelose: se não tratada, condição pode se tornar crônica

brucelose

 

Agendar Exame na Unidade
 
 
Agendar Exame em Casa
 

Causada por bactérias, a brucelose humana é uma infecção com diagnóstico desafiador devido à semelhança com outros quadros de saúde. Continue a leitura para saber como ocorre a transmissão da doença, seu diagnóstico, tratamento e possíveis complicações. 

 

O que é brucelose humana?

A brucelose humana é uma infecção bacteriana transmitida para os seres humanos por meio de animais terrestres e aquáticos infectados. Geralmente, a transmissão ocorre após o contato com animais e de produtos contaminados por eles.

Embora os humanos sejam apenas um dos possíveis hospedeiros finais dessa doença, a brucelose é considerada uma das zoonoses mais prevalentes no mundo, com alta incidência em algumas regiões, como a América do Sul.

Vale destacar que, apesar de a brucelose humana ser uma condição que merece atenção, ela ainda é pouco conhecida, com diagnóstico difícil, frequentemente é subnotificada e, muitas vezes, negligenciada. 

 

Como ocorre a transmissão da brucelose humana?

A brucelose é transmitida principalmente de animais para humanos por meio do consumo de produtos contaminados e do contato direto com os animais infectados. A ingestão de leite cru ou produtos lácteos não pasteurizados, bem como carnes mal cozidas, são as principais formas de contágio.

Além disso, pessoas que trabalham com animais, principalmente em fazendas, podem ser expostas à infecção ao lidar com secreções corporais desses animais.

Outra forma menos comum de transmissão é a inalação de partículas contaminadas. Embora menos comuns, a inalação de partículas contaminadas e a transmissão por via sexual, congênita, transfusões sanguíneas e transplantes de órgãos ou tecidos também são possíveis. 

 

Sintomas da brucelose

A brucelose humana, devido à sua capacidade de afetar vários órgãos e sistemas do corpo, pode se assemelhar a outras infecções e condições não infecciosas. Entre os sinais e sintomas mais frequentes estão:

  • Febre de origem indeterminada. 

  • Mal-estar geral. 

  • Sudorese intensa, principalmente à noite. 

  • Calafrios. 

  • Sensação de fraqueza. 

  • Cansaço. 

  • Perda de peso. 

 

Como é o diagnóstico da brucelose?  

O diagnóstico da brucelose pode ser complexo devido à semelhança dos sintomas com outras doenças. O processo envolve uma avaliação detalhada da história clínica do paciente, incluindo possíveis exposições a animais infectados ou produtos não pasteurizados. 

Em seguida, é realizado o exame físico e testes laboratoriais para detectar anticorpos contra Brucella. Além disso, um hemograma pode ser realizado para avaliar alterações sanguíneas, como anemia.  

Se houver suspeita de envolvimento do sistema nervoso central, a análise do líquido cefalorraquidiano pode ser necessária para detectar meningite por Brucella spp. A reação em cadeia da polimerase (PCR) também pode ser utilizada para identificar o material genético da bactéria em amostras clínicas. 

Por fim, exames de imagem, como radiografias e ultrassonografias, identificam complicações ou alterações em órgãos.  

 

Agendar Exames

 

Tratamento para a brucelose

O tratamento da brucelose humana é realizado com antibióticos. Se a doença não for tratada adequadamente, pode se tornar crônica.

Além do tratamento antibiótico, é importante monitorar o paciente e realizar exames de acompanhamento para garantir a completa erradicação da bactéria e evitar recidivas.  

 

Atendimento Domiciliar sem taxa de deslocamento 

Exames como análise de anticorpos para brucelose também podem ser realizados em segurança, no conforto do seu lar ou da sua empresa sem custo adicional. Para obter mais informações sobre coleta domiciliar, consultar preços e/ou localizar o laboratório mais próximo da sua região, basta acessar nossos canais de agendamento online.

 

Agendar Exame em Casa

 

Autor: Dr. André Bon, infectologista

dasa

 

Post Destaque
Não