Teste de Anticorpos Neutralizantes de Coronavírus: exame para detecção de resposta imunológica

Teste Anticorpos Neutralizantes COVID-19: O que é?

O teste de Anticorpos Neutralizantes serve para avaliar a presença dos anticorpos responsáveis por inibir a ação do vírus e impedir a entrada dele no organismo.

É um exame simples que consiste na coleta de uma amostra de sangue, onde é possível avaliar a quantidade de anticorpos presentes após a infecção natural ou após a vacinação.

Para os que desejam saber se já tiveram contato prévio com a doença, este é um excelente exame e de altíssima sensibilidade e especificidade. 

Anticorpos Neutralizantes: o que são?

Os anticorpos neutralizantes são aqueles capazes de impedir e neutralizar a ligação do vírus ao receptor da célula humana, ou seja, a entrada no organismo. 

Para que serve e como funciona o exame?

É um exame sorológico responsável por verificar a presença dos anticorpos capazes de neutralizar o vírus SARS-CoV-2. 

O exame consiste em uma coleta sanguínea realizada em soro , utilizando o método ELISA, capaz de diagnosticar doenças que induzem a produção de imunoglobulinas. 

Resultado do exame

Há dois possíveis resultados para o exame: reagente e não reagente.

Quando o resultado do exame é reagente, vem acompanhado de um número em porcentagem, quando está acima de 20% significa que foram detectados os anticorpos neutralizantes no organismo.

Se estiver abaixo desse valor, indica que não foram detectados anticorpos neutralizantes.

Por enquanto, não é possível saber a quantidade de anticorpos ideal para conferir proteção imunológica contra a COVID-19 ou as formas graves dela. 

Para quem é indicado 

O exame está indicado para todas as pessoas que desejam saber se há presença de anticorpos neutralizantes no organismo após ser infectado pela doença ou após se vacinar. 

Recomenda-se que faça o teste COVID-19 após o 21º dia de início de sintomas ou em caso de suspeita que teve contato com o vírus a mais de 21 dias. 

Quem não deve fazer esse exame?

Assim como todos os testes sorológicos, o exame de anticorpos totais não é indicado para aqueles que desejam saber se estão com a infecção ativa no momento, apenas para aqueles que gostariam de saber sua imunidade COVID-19. Mesmo que o resultado tenha sido reagente, não significa que devemos deixar de lado as medidas recomendadas pela OMS e pelo Ministério da Saúde.

Enquanto grande parcela da população não estiver vacinada, faça a sua parte e utilize máscaras, mantenha o distanciamento social recomendado de pelo menos 1 metro, higienize as mãos com frequência e não participe de aglomerações. 

Vantagens do teste de anticorpos para COVID-19

As principais vantagens do teste de anticorpos são: 

  • Sensibilidade: sendo cerca de 98,7% em pacientes com > 14 dias do início dos sintomas.
  • Especificidadade: 96,5%
  • Concordância versus ensaio de neutralização VNT: 100%. 

É necessário pedido médico?

O pedido médico é solicitado apenas se o exame for feito via convênio. No particular não é necessário.

Qual a diferença entre o exame de Anticorpos Neutralizantes e de sorologia para COVID-19?

Os anticorpos neutralizantes são produzidos em resposta a algum patógeno. Ao detectá-los, é possível avaliar a capacidade de neutralização do agente viral, ou seja, se são capazes de combater a infecção e impedir a ligação do vírus à célula humana. Isso evita a replicação viral e, consequentemente, o adoecimento por SARS-CoV-2.

Os testes de sorologia são responsáveis por detectar a presença de anticorpos contra vários componentes do vírus, porém não analisam a capacidade de neutralização viral.

Ambos os exames são utilizados para saber se houve um contato prévio com o vírus, diferente do exame RT-PCR ou o teste de antígeno, que são propícios para avaliar a infecção ativa naquele momento. 

Onde fazer o teste de covid de Anticorpos Neutralizantes?

Entre em contato com a unidade do Sérgio Franco mais próxima de você ou marque através do nosso agendamento online.

Agende seu exame

 

É necessário o agendamento prévio?

O agendamento prévio do teste de anticorpos neutralizantes não é necessário para pacientes assintomáticos e será realizado por ordem de chegada. Pacientes sintomáticos deverão agendar previamente o exame.

Post Destaque
Não