O exame BNP (peptídeo natriurético cerebral) é um teste importante para avaliar problemas no coração, especialmente insuficiência cardíaca, por meio da análise de uma amostra de sangue do paciente. Continue a leitura para entender melhor como ele é realizado e quando é indicado.
Exame BNP: o que é e para que serve?
O exame BNP mede os níveis da proteína Peptídeo Natriurético tipo B no sangue. O peptídeo natriurético é produzido pelo coração e liberado em maiores quantidades quando o órgão está sob estresse e funcionando de forma anormal (sob altas pressões de enchimento).
Por isso, esse teste é utilizado principalmente para diagnosticar a ocorrência de insuficiência cardíaca e/ou monitorar a eficácia do tratamento em pacientes que já foram diagnosticados com essa condição.
Além de detectar insuficiência cardíaca, o exame BNP também pode auxiliar na avaliação de outras condições cardíacas, como miocardiopatias de diferentes etiologias, e contribuem no prognóstico e suspeição clínica.
Exame NT-proBNP e exame BNP: qual a diferença entre eles?
Atualmente, é cada vez mais comum que os médicos peçam a dosagem de NT-proBNP. O exame que avalia os níveis do peptídeo inativo formado pela porção N-terminal do pró-hormônio proBNP e que dá origem ao BNP.
Tanto o NT-proBNP como o BNP servem para identificar problemas cardíacos, como é o caso da insuficiência cardíaca. No entanto, eles devem ser usados de maneira diferente.
No caso do BNP, o resultado pode sofrer alteração caso o paciente faça uso de inibidores de neprisilina, um medicamento utilizado comumente para o tratamento da insuficiência cardíaca. Por isso, nesses pacientes, o exame BNP não é um marcador confiável, já que pode mascarar o real grau de disfunção cardíaca do paciente.
Como o NT-proBNP é uma forma inativa do peptídeo, ele não é influenciado pela medicação. Por isso, pacientes que fazem uso dela devem ser acompanhados exclusivamente pelo exame dos níveis de NT-pro-BNP.
Lembrando que os dois exames são intercambiáveis, ou seja, não devem ser usados em conjunto e sim um ou outro.
O que o exame BNP pode identificar?
O exame BNP é indicado especialmente para identificar a causa da dispneia, que costuma ter origem na insuficiência cardíaca -- uma condição em que o coração não consegue bombear sangue de maneira eficiente para o resto do corpo.
Níveis elevados de BNP no sangue indicam que o coração está sob estresse, sinalizando possíveis problemas cardíacos. Por isso, além de insuficiência cardíaca, o exame também pode ajudar a detectar congestão cardíaca decorrente de:
- Cardiomiopatias;
- Hipertensão arterial;
- Doenças nas válvulas cardíacas.
Quando o exame é indicado?
O exame BNP é indicado nas seguintes situações:
- Suspeita clínica de insuficiência cardíaca;
- Monitoramento de pacientes que já foram diagnosticados com o problema;
- Avaliar a eficácia do tratamento para insuficiência cardíaca;
- Diagnosticar doenças cardíacas em pacientes com histórico familiar dessas condições;
- Pacientes com sintomas suspeitos que possam estar relacionados a problemas no coração;
- Após um infarto agudo do miocárdio, para auxiliar na avaliação dos danos ao músculo cardíaco;
- Em caso de doenças valvares cardíacas para monitorar as consequências;
- Os médicos também podem solicitar o exame BNP como parte de um check-up regular em pacientes de alto risco, como aqueles com diabetes e com sintomas de pressão alta.
Vale ressaltar, no entanto, que o valores de BNP podem variar de acordo com a idade do paciente; e que algumas condições podem provocar um falso positivo, como é o caso da obesidade.
Como é o preparo para o exame BNP?
Normalmente, o exame BNP não requer preparo específico nem jejum antes de ser realizado. No entanto, em alguns casos, o médico que requisitar o exame pode solicitar que o paciente não pratique atividade física ou consuma bebida com cafeína nas horas anteriores ao exame para garantir um resultado mais preciso.
Como o exame é feito?
O exame BNP é um procedimento rápido e minimamente invasivo e realizado por meio de um exame de sangue comum, em que um profissional de saúde coleta uma amostra de sangue de uma veia do paciente, geralmente no braço. A amostra é então enviada para um laboratório, onde os níveis de BNP no sangue são analisados.
Atendimento Domiciliar sem taxa de deslocamento
Exames como o BNP também podem ser realizados em segurança, no conforto do seu lar ou da sua empresa sem custo adicional. Para obter mais informações sobre coleta domiciliar, consultar preços e/ou localizar o laboratório mais próximo da sua região, basta acessar nossos canais de agendamento online.
Autora: Dra. Diane Ávila, cardiologista do CHN (RJ)