Câncer de próstata: causas, sintomas e tratamento

câncer de próstata

 

Revisão: Dra. Mariana Florentino Munhoz

 

Agendar Consulta ou Exame

 

O câncer de próstata ocorre devido ao crescimento desordenado das células e é o segundo tipo que mais acomete homens, ficando atrás apenas do câncer de pele.   

De acordo com dados fornecidos pelo Instituto Nacional de Câncer (INCA), ocorrem cerca de 65.840 novos casos de câncer de próstata a cada ano 

O que é câncer de próstata? 

Câncer é a doença na qual as células do corpo crescem descontroladamente. Quando isso ocorre na próstata, denominamos a condição de câncer de próstata.  

A próstata é uma glândula que parte do sistema reprodutor masculino, está localiza abaixo da bexiga e na frente do reto, sendo responsável pela produção do fluido que compõe determinada parte do sêmen.  

O câncer de próstata é uma condição que costuma acometer com mais frequência homens entre os 60 e 70 anos de idade e apresenta altas chances de cura, quando diagnosticada precocemente. Por isso, o acompanhamento médico e a realização de exames preventivos são muito importantes. 

Quais são os fatores de risco do câncer de próstata? 

Os principais fatores que levam ao desenvolvimento da doença não são totalmente conhecidos. Sugere-se que o principal motivo seja o envelhecimento, uma vez que costuma ocorrer em homens após os 60 anos de idade. Fatores como hereditariedade, obesidade e diabetes também podem estar associados à doença. 

Quais são os sintomas do câncer de próstata? 

Geralmente, o câncer de próstata não causa sintomas nas fases iniciais. Em alguns casos, pode-se notar sintomas urinários como aumento da frequência da vontade de urinar, jato urinário fraco ou sangue na urina. Quando o quadro está muito avançado, os homens podem apresentar sintomas sistêmicos, como fraqueza, anemia, dor no corpo e também nos ossos. 

Como é feito o diagnóstico? 

Para o diagnóstico correto da condição, é feito os exames de toque e PSA, que são recomendados para homens a partir dos 50 anos de idade. Se houver nódulos ou o urologista perceber que a próstata está muito dura, solicita-se uma biópsia ou exames de imagem. 

Além disso, é fundamental estar em dia com as consultas no urologista.   

Agendar Consulta ou Exame

 

Como é feito o tratamento do câncer de próstata? 

Os tratamentos do câncer dependem do estágio e características que ele apresenta. Geralmente, os mais comuns são:  

RADIOTERAPIA E TRATAMENTO HORMONAL: quando o tumor já está disseminado pelo corpo, o tratamento é hormonal, podendo ser associado a radioterapia. 

CIRURGIA: se o tumor for localizado, pode ser indicada a cirurgia de retirada de próstata, chamada de prostatectomia radical.   

MONITORAMENTO DO CÂNCER PERIODICAMENTE: é preciso que o paciente visite o médico em média a cada 3 meses, por 3 anos. Depois desse período, geralmente, o monitoramento passa a ser a cada 4 ou 6 meses, pelo período de 5 anos. 

Como prevenir o câncer de próstata? 

Algumas formas de prevenir o câncer de próstata são:  

  • Ter uma alimentação saudável e equilibrada; 

  • Manter o peso corporal adequado; 

  • Praticar atividade física regularmente; 

  • Evitar o tabagismo; 

  • Evitar o consumo de bebidas alcoólicas. 

Leia também sobre Andropausa, condição que é considerada a “menopausa masculina”.  

Agendar Exame
 
 
Dasa

 

Post Destaque
Não