Ecografia (ultrassonografia): o que é e tipos do exame

Ecografia (ultrassonografia): o que é e tipos do exame de ultrassom


Ecografia, popularmente mais conhecido como ultrassonografia ou ultrassom, é um exame de imagem capaz de fornecer informações detalhadas de diversos órgãos, tais como fígado, rins, pelve feminina, bexiga, pâncreas e entre outros.  

O exame existe desde meados de 1980 e hoje em dia é considerado um excelente instrumento de investigação da medicina diagnóstica. 
 

clique aqui para agendar o exame


O que é ecografia? 

É um exame de imagem não-invasivo e que não apresenta efeitos nocivos significativos. Além disso, não utiliza radiação ionizante, como é o caso da tomografia e do raio-X.  

As imagens são obtidas em tempo real, possibilitando o estudo do movimento das estruturas corporais. 
 

Qual a diferença entre ultrassonografia e ecografia? 

Não há diferença entre a ultrassonografia e ecografia, ambos possuem a mesma funcionalidade, porém com nomes diferentes. 

Para que serve o exame de ecografia? 

A ecografia fornece imagens em tempo real de todas as estruturas e órgãos do corpo humano, de forma segura e indolor, permitindo analisar diversas condições e apoiar o diagnóstico de muitas doenças ou ate mesmo de boas novas, como uma gestação. 
 

Como funciona a ecografia? 

O exame é feito com um equipamento chamado de transdutor, que é posicionado na área anatômica do órgão que deve ser examinado. O aparelho funciona de modo que emite som e recebe o eco de volta, transformando a energia mecânica em elétrica. É neste processo que ocorre a formação das imagens no computador.  

É chamado de modo-B (brilho), o jeito que processa os ecos refletidos em imagem bidimensional. O modo-A já é processado como gráficos de amplitude e é bastante utilizado na oftalmologia. Outro tipo de processo é o modo-M, que utiliza gráficos de movimentação temporal e é muito usado na ecocardiografia.  

Para auxiliar na melhor condução do som, o transdutor é acoplado à pele através de um gel ou líquido. Esse procedimento tem como função melhorar a condução das ondas sonoras. 


Tipos de ecografia (ultrassom) 

Há diversos tipos de ultrassom que examinam diferentes órgãos e estruturas. Veja alguns deles: 
 

Ecografia abdominal 

Há três tipos de ecografias abdominais que avaliam diferentes órgãos: 

  • Abdome superior: fígado, vias biliares, vesícula biliar, baço e pâncreas. 
  • Abdome total: fígado, vias biliares, vesícula biliar, pâncreas, retroperitônio e grandes vasos abdominais, baço, rins, vias urinárias e bexiga. 
  • Parede abdominal: músculos retos abdominais, pesquisa de hérnias da parede abdominal, coleções e lesões de partes moles e musculatura larga do abdome. 

Ecografia transvaginal 

Através da análise do canal vaginal, colo do útero, útero, trompas de Falópio e ovários, o ultrassom transvaginal identifica anormalidades do genital interno da mulher, desde cistos, gravidez ectópica, miomas, infecções e, até mesmo, câncer. 

Se o exame for feito durante a gestação, é possível analisar sinais de risco gestacional e também avaliar os batimentos cardíacos do bebê e se está tudo bem com a placenta. 

A ecografia transvaginal, com preparo especial, também é capaz de diagnosticar casos de endometriose
 

Ecografia mamária 

Esse tipo de ultrassom avalia a saúde das mamas e axilas, possibilitando a visualização detalhada das estruturas internas. Ele é capaz de diagnosticar lesões, cistos, nódulos, infecções e também verificar o estado das próteses mamárias. 

Ecografia da tireoide 

Essa ecografia avalia a saúde da tireoide e dos linfonodos cervicais, verificando se há doenças nas glândulas. É considerado um método de diagnóstico altamente eficiente. 

Ecografia de próstata 

O ultrassom da próstata, ou transretal, é o exame responsável por avaliar a saúde da próstata e identificar alterações que possam estar atreladas a infecções, inflamações e, até mesmo, câncer. 
 

Ecografia morfológica 

A ecografia morfológica é o exame recomendado durante os três trimestres de gestação. 

No primeiro trimestre, o exame deve ser feito entre a 11ª e a 14ª semana e identifica possíveis riscos de o feto ter alguma síndrome. 

No segundo trimestre de gravidez, a USG deve ser feita entre a 18ª e 22ª semana e verifica o desenvolvimento do bebê e se o peso e o crescimento estão adequados. 

Já no último trimestre, recomenda-se que faça o exame entre a 33ª e a 34ª semana de gestação, sendo possível obter imagens tridimensionais do bebê. 

Ecografia 3D e 4D 

A ecografia 3D possibilita a visualização das imagens em três planos. Já a 4D além de mostrar esses três planos, também os mostra em movimento, possibilitando que as cenas sejam vistas em tempo real. 
 

Ecografia com doppler 

Há diversas ecografias que utilizam o doppler, cada uma é responsável por analisar determinadas partes do corpo humano, como: 

  • Doppler arterial dos membros inferiores: artérias femorais, poplítea, fibular, tibial anterior e tibial posterior.

  • Doppler arterial dos membros superiores: artéria subclávia, axilar, braquial, radial e ulnar.  

  • Doppler nas artérias renais: rins, aorta e artérias renais.

  • Doppler das carótidas e artérias vertebrais: artérias carótidas comuns, bifurcação, carótida interna (porção extracraniana) e carótida externa e artérias vertebrais. 

  • Doppler de articulações: atividade inflamatória de doenças reumáticas.

  • Doppler venoso dos membros inferiores: é dividido em dois sistemas. 

  • Sistema profundo: veias femorais, poplítea, fibulares, tibiais anteriores, tibiais posteriores, gastrocnêmias e soleares. 

  • Sistema superficial: veias safenas magna e parva, suas tributárias, inclui a pesquisa de veias perfurantes insuficientes.  
     

Quais são os preparos para o exame? 

O preparo do exame dependerá de qual ecografia será realizada no dia. Por exemplo, para realizar a USG abdominal é necessário estar em jejum, para a USG pélvica a bexiga deve estar cheia e entre outros.  

Já os preparos gerais incluem selecionar o local/médico em que o exame será realizado, certificando-se que esse local possui equipamento adequado para o procedimento e corpo clínico qualificado e levar exames anteriores para análise comparativa. 
 

Qual o tempo médio de duração de uma ecografia? 

O tempo dependerá da área que será examinada. No geral, o tempo estimado é de 15 a 25 minutos. 
 

Onde fazer o exame? 

O Sérgio Franco possui um corpo clínico altamente qualificado e instrumentos de ponta para realizar suas ecografias. Acesse o nosso agendamento online e escolha o local de sua preferência e o horário e data que desejar! 
 

clique para agendar o exame

 

Post Destaque
Não