O exame CEA (antígeno carcinoembrionário) desempenha um papel crucial no diagnóstico e no acompanhamento de tumores, proporcionando informações valiosas para médicos e pacientes. Continue a leitura e saiba mais sobre o assunto.
Exame CEA: O que é?
O exame CEA, também conhecido como Antígeno Carcinoembrionário (CEA), é um teste laboratorial que mede a quantidade dessa proteína no sangue. O CEA é sintetizado principalmente pelas células do trato gastrointestinal e, normalmente, em pequenas quantidades. Níveis elevados de CEA podem indicar a presença de alguns tipos de câncer, mas não são um diagnóstico definitivo.
O que o exame CEA pode detectar?
O exame CEA pode detectar a presença e a atividade de certos tipos de tumores em adultos e crianças. É utilizado como um marcador tumoral, sendo mais frequentemente dosado no sangue, mas também pode ser medido no líquor e em líquidos cavitários, ou seja, em fluidos encontrados nas cavidades corporais.
A seguir, saiba mais sobre os tipos de tumores que podem ser detectados.
Fatores que podem elevar os níveis no exame CEA
Entre os tumores que podem apresentar elevação dos níveis de CEA estão aqueles do trato gastrointestinal, principalmente o câncer colorretal. Além disso, podemos citar também outros tipos como:
-
Câncer de pulmão;
-
Câncer de pâncreas;
-
Câncer do ovário;
-
Câncer do sistema nervoso central.
Contudo, o CEA não tendo especificidade, também pode estar presente em algumas doenças benignas. Em fumantes, por exemplo, pode-se detectar níveis de CEA acima do normal.
Como o exame é feito?
Veja como é o passo a passo para a realização do exame CEA:
1. Coleta de sangue: o sangue é coletado por punção venosa.
2. Centrifugação: após a coleta, o material é centrifugado para obter o soro onde o antígeno CEA está contido.
3. Processamento do soro: uma pequena quantidade ou porção do soro extraído do sangue é processada utilizando técnicas imunológicas, como ELISA, Quimioluminescência ou Eletroquimiluminescência.
4. Detecção e quantificação: a detecção e quantificação do CEA ocorrem em equipamentos automatizados.
Quais os níveis ideais de CEA?
Os níveis ideais de CEA no sangue são:
Para fumantes: até 5,0 ng/mL;
Para não-fumantes: até 3,0 ng/mL.
No entanto, os valores de referência para o exame de CEA podem variar entre os laboratórios. Portanto, é fundamental considerar se a pessoa fuma ou não para interpretar os resultados de forma precisa.
Quando o exame CEA é indicado?
A quantificação do CEA é indicada no monitoramento de pacientes com diagnóstico de câncer após cirurgias e durante tratamentos quimioterápicos e/ou radioterápicos. Trata-se, portanto, de um exame útil no monitoramento terapêutico e cirúrgico. Não existem evidências para a recomendação de uso no contexto de check-up de rotina.
Onde agendar o exame CEA?
Para obter mais informações sobre o exame CEA e localizar o laboratório mais próximo da sua região, basta acessar nossa plataforma digital.
ATENDIMENTO DOMICILIAR SEM TAXA DE DESLOCAMENTO
Com o Sérgio Franco, você pode realizar exames em nossas unidades e conta com a opção do atendimento domiciliar que vai até você sem taxa de deslocamento.
Autor: Dr. Gianfranco Zampieri, gerente de projetos médicos da Dasa