
Autora: Dra. Maria Isabel de Moraes Pinto
Médica infectologista
A gripe H3N2 é um subtipo do vírus influenza A que pode causar sintomas semelhantes aos da gripe comum, podendo ser especialmente graves em indivíduos considerados de risco, como pessoas com sistema imunológico comprometido, idosos e crianças pequenas.
Estar em dia com a vacinação é a forma mais eficiente de prevenir infecções por H3N2 e outros subtipos do vírus Influenza.
O que é a Gripe H3N2?
Os vírus Influenza, que são os causadores da gripe, são classificados com base em algumas proteínas que são expressas nas superfícies do vírus. A letra “H” significa hemaglutinina, enquanto o “N” diz respeito a neuraminidase. Deste modo, uma gripe H3N2 é uma infecção causada por um vírus que apresenta hemaglutinina 3 e neuraminidase 2 em sua superfície.
Quais os sintomas e quanto tempo dura a gripe H3N2?
Os sintomas mais comuns são os mesmos de um indivíduo infectado por outros vírus Influenza, como o H1N1 e Influenza B. Estes incluem: febre, mal-estar geral, dor de garganta, coriza e dor de cabeça.
A duração da infecção por H3N2 varia de pessoa para pessoa, a depender dos sintomas e da resposta do sistema imunológico do paciente, podendo ser de alguns dias a duas semanas.
Além disso, alguns dos pacientes acometidos, dependendo da evolução do quadro, idade, condição clínica, se há comorbidades, como diabetes e asma, podem evoluir mais facilmente para um quadro mais grave de Síndrome Respiratória Aguda Grave, necessitando de internação e acompanhamento.
Como a influenza H3N2 é transmitida?
A Influenza H3N2 é transmitida da mesma forma das demais formas de Influenza e dos vírus causadores de resfriados. Isso é através do contato direto com uma pessoa que está infectada, pela fala, espirro e gotículas, e também pela manipulação de objetos contaminados com essas secreções.
O subtipo H3N2 tem diferenças entre a H1N1 e a Influenza B?
O subtipo H3N2 é aquele que tem na sua superfície hemaglutinina 3 e neuraminidase 2. H1N1 também é uma Influenza A e contém hemaglutinina 1 e neuraminidase 1.
Já a Influenza B é um outro tipo de vírus, todos eles podendo causar todos os sintomas citados anteriormente.
Como posso me prevenir?
A melhor forma de se prevenir contra a Influenza é se imunizando com a vacina da gripe todo os anos.
Os vírus da gripe sofrem mutações constantemente, sendo essencial que todas as pessoas com mais de 6 meses de vida tomem a vacina da gripe todos os anos, uma vez que sua formulação é alterada para contemplar os vírus que circularam recentemente.
Como são o diagnóstico e o tratamento?
Para diagnosticar a Influenza realizam-se testes rápidos que pesquisam o antígeno ou testes moleculares.
O tratamento para as pessoas que não apresentam condições de imunossupressão e estão sem necessidade de internação, consiste no uso de antitérmicos e soro fisiológico nas vias respiratórias. Para pessoas imunossuprimidas, feito o diagnóstico de Influenza, o médico pode prescrever o uso de antivirais.
