HPV em homens: Conheça os sintomas e formas de prevenção

hpv em homens

 

Oferecido por:

 

 

Agendar Vacina

 

O HPV (sigla em inglês para Papilomavírus Humano) é um vírus capaz de infectar a pele e também as mucosas oral, genital ou anal das pessoas. Neste texto vamos falar especificamente sobre o HPV em homens, que, apesar de menos comum do que nas mulheres, pode trazer complicações graves como o câncer. 
 
Para se ter uma ideia, um terço dos homens do mundo são portadores de HPV e, segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde), a maioria deles nem sabe disso, pois são assintomáticos. 
 
Saiba mais sobre essa condição e como se prevenir. 

 


HPV em homens: quais são os riscos? 

A principal complicação do HPV é que as verrugas podem crescer de forma desordenada, se espalhando pela região afetada. Além disso, o HPV pode causar o câncer de pênis. 

 

Como o HPV é transmitido? 

A transmissão do vírus ocorre principalmente por meio de atividades sexuais, que podem ser orais-genitais, genitais-genitais ou manuais-genitais. Além disso, é possível contrair o HPV por meio do contato direto com a pele ou mucosa infectada. 

 

Sintomas de HPV em homens 

A maioria das pessoas não apresenta sintomas, no entanto, quando surgem, os sintomas mais comuns do HPV em homens são as lesões verrucosas, ou seja, verrugas na região genital com aspecto de couve-flor e tamanhos variados, conhecida popularmente como "crista de galo", "figueira" ou "cavalo de crista". 
 
Além disso, podem aparecer manchas escuras e avermelhadas na região genital ou anal. 

 

Como prevenir o HPV em homens? 

As duas principais formas de prevenir o HPV são: 

  • Vacinação: a vacina HPV nonavalente é indicada para ambos os sexos e é capaz de prevenir infecções persistentes e lesões pré-cancerosas causadas pelo vírus HPV dos subtipos 6, 11, 16, 18, 31, 33, 45, 52 e 58. Nos homens, ela é capaz de evitar o câncer de pênis e câncer de canal anal.  

  • Uso de preservativo durante as relações sexuais: embora a proteção não seja 100%, já que evita a transmissão do HPV apenas na parte coberta pelo preservativo. No entanto, outras áreas ainda ficam expostas, como boca e mãos, que ao entrar em contato com as regiões genitais, pode resultar na transmissão do HPV. 

 

Agendar Vacina

 

Como é o diagnóstico do HPV em homens? 

O diagnóstico é feito com exame físico por meio de uma lupa para visualizar a lesão verrucosa. Além disso, uma biópsia pode ser feita de áreas suspeitas. 

 

Tratamento para o HPV masculino 

O HPV é tratado com a retirada da lesão que pode ser: 

  • Química: com pomadas ou com imunoterápicos, que estimulam a imunidade para a verruga cair. 

  • Cirúrgica: com cauterizações por laser, sob anestesia local.

 

Agendar Consultas ou Exames
 
 
 
 
Dasa

 

Autor: Dr. Wagner Aparecido - médico urologista
Post Destaque
Não