A vacina HPV nonavalente é indicada para ambos os sexos e é capaz de prevenir infecções persistentes e lesões pré-cancerosas causadas pelo vírus HPV dos subtipos 6, 11, 16, 18, 31, 33, 45, 52 e 58.
Com ela, é possível evitar o câncer de colo de útero, vulva e vagina nas mulheres, do pênis em homens e câncer de canal anal em ambos os sexos. Além disso, a vacina HPV também previne os condilomas (verrugas genitais).
O que é HPV?
O HPV é a Infecção Sexualmente Transmissível (IST) com maior recorrência. Trata-se de um grupo diversificado de vírus que acometem a pele ou mucosas das pessoas, podendo causar verrugas anogenitais, o que chamamos de condilomas. Esses vírus também podem estar presentes em áreas extragenitais, como conjuntivas, mucosa nasal, oral e laríngea.
Como o Papiloma Vírus Humano é transmitido?
Em ambos os sexos, a transmissão do vírus ocorre principalmente através de relações sexuais, sendo oral-genital, genital-genital ou manual-genital. Também é possível contrair a condição pelo contato direto com a pele ou mucosa infectada.
Qual é a importância da vacina contra o HPV?
A vacina é a principal e mais eficaz forma de prevenir as infecções causadas pelo vírus HPV.
Recomenda-se a que todos se imunizem antes mesmo de iniciar a vida sexual, conforme orientação da Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm).
Quem pode tomar a vacina HPV?
Pessoas de ambos os sexos podem tomar a vacina HPV.
Quem já teve HPV pode tomar a vacina?
Sim. Pessoas que estão realizando tratamento ou já foram infectadas pelo HPV anteriormente devem tomar a vacina, já que ela é capaz de prevenir outros subtipos de vírus.
O imunizante também reduz as chances de novas verrugas anogenitais surgirem.
Qual é a idade ideal para tomar a vacina do HPV?
A indicação é para todas as pessoas a partir de 9 anos.
Vacina HPV: quantas doses tomar?
O esquema vacinal deve ser iniciado o quanto antes e o número de doses varia de acordo com a idade. Veja:
- Duas doses com intervalo de seis meses entre elas (0 - 6 meses): indicado para meninas e meninos de 9 a 19 anos, 11 meses e 29 dias.
- Três doses, sendo a segunda, um a dois meses após a primeira, e a terceira, seis meses após a primeira dose (0 - 1 a 2 - 6 meses): para pessoas a partir de 20 anos.
- Para imunodeprimidos por doença ou tratamento de qualquer idade, o recomendado são três doses, sendo a segunda, um a dois meses após a primeira, e a terceira, seis meses após a primeira dose (0 - 1 a 2 - 6 meses).
Vacine-se em casa sem taxa de deslocamento
Você sabia que é possível agendar a aplicação da vacina conta o HPV na sua casa ou escritório? Solicite agora mesmo, sem taxa de deslocamento.
Vacina HPV: preço e agendamento
A vacina HPV está disponível em nossos laboratórios. Por meio do Nav Dasa, nosso assistente de saúde, você pode verificar o preço e as formas de pagamento, além de escolher o local e horário de atendimento de sua preferência.
Autora: Dra. Maria Isabel de Moraes Pinto - Médica infectologista