A lipase é uma enzima importante para o processo digestivo humano. A análise dos níveis de lipase no sangue pode ser requisitada por médicos para avaliar a função do pâncreas -- onde é produzida – e auxiliar no diagnóstico de diversas doenças (agudas e crônicas). Veja a seguir quando o exame é indicado e como ele é realizado.
Lipase: o que é?
A lipase é uma enzima digestiva que tem como função quebrar as moléculas de gordura (os triglicerídeos) em “pedaços” menores, facilitando a absorção pelo intestino delgado – sendo, portanto, importante para o equilíbrio do processo digestivo.
A lipase é produzida principalmente pelo pâncreas e é considerada essencial para o metabolismo das gorduras e a produção de energia pelo organismo. Além do pâncreas, a lipase também pode ser encontrada na saliva e no estômago, mas em menores quantidades.
Qual a função do exame de lipase?
O exame de lipase é um teste laboratorial usado para medir a quantidade dessa enzima no sangue. Ele é utilizado para avaliar a função do pâncreas, órgão responsável por produzir a lipase.
Níveis alterados de lipase podem indicar problemas no pâncreas, como pancreatite aguda ou crônica. Além disso, o exame também pode ajudar a diagnosticar outras condições médicas, como obstruções intestinais, doença celíaca e algumas doenças hepáticas.
Quando o exame é indicado?
O exame de lipase é geralmente indicado quando o paciente apresenta sintomas que sugerem problemas pancreáticos, como:
-
Dor abdominal intensa;
-
Inchaço;
-
Náuseas e vômitos.
Em casos de emergência, como uma suspeita de pancreatite aguda, por exemplo, o exame de lipase é uma ferramenta importante para guiar o médico até o diagnóstico mais preciso.
O exame também pode ser solicitado em casos de perda de peso inexplicada, fezes gordurosas ou icterícia. Por fim, a avaliação dos níveis de lipase pode ser utilizada para monitorar o tratamento de condições pancreáticas conhecidas ou avaliar a saúde do pâncreas após uma lesão abdominal.
Como é feito o exame para dosagem de lipase?
O exame de lipase é um exame simples e realizado por meio de uma coleta de sangue comum (em laboratório ou por meio de coleta domiciliar). O jejum não é obrigatório para a realização do exame.
Lipase alta: o que pode ser?
Níveis elevados de lipase no sangue podem ser indicativos de várias condições médicas, sendo a pancreatite aguda uma das mais comuns. A doença é caracterizada por uma inflamação do pâncreas que causa um aumento significativo na produção de lipase – que, por sua vez, é liberada na corrente sanguínea.
Outras possíveis causas de lipase alta incluem:
-
Pancreatite crônica;
-
Obstrução do ducto pancreático;
-
Colangite (inflamação dos ductos biliares);
-
Colecistite (inflamação da vesícula biliar);
-
Úlcera péptica perfurada;
-
Doenças inflamatórias intestinais (como a doença de Crohn);
-
Doenças renais;
-
Câncer de pâncreas (como linfomas).
Em alguns casos, medicamentos como analgésicos e anticoncepcionais também podem elevar os níveis de lipase.
Qual médico procurar?
Em caso de sintomas que possam estar relacionados a problemas pancreáticos, o ideal é buscar orientação com um médico gastroenterologista, especializado em diagnosticar e tratar doenças do sistema digestivo (incluindo condições que afetam o pâncreas).
Onde agendar o exame de lipase?
Para obter mais informações sobre onde realizar o exame de lipase em São Paulo, consultar preços e localizar o laboratório mais próximo da sua região, basta acessar nossa central de agendamento online.
Atendimento Domiciliar sem taxa de deslocamento
Exames como o de lipase também podem ser realizados em segurança, no conforto do seu lar ou da sua empresa sem custo adicional. Para obter mais informações sobre coleta domiciliar, consultar preços e/ou localizar o laboratório mais próximo da sua região, basta acessar nossos canais de agendamento online.
Autora: Dra. Vanessa Prado, médica especialista em cirurgia do aparelho digestivo.