Autora: Dra. Roberta Frota Villas-Boas - endocrinologista
O Peptídeo-C é um fragmento da proinsulina, molécula produzida pelas células beta do pâncreas e precursora da insulina no organismo. Por isso, o Peptídeo-C é considerado um importante marcador biológico para auxiliar no diagnóstico de diabetes tipo 1 e 2, além de avaliar a saúde do pâncreas. Continue a leitura para saber mais o exame que dosa essa molécula no organismo.
Peptídeo-C: para que serve o exame?
O exame de Peptídeo-C serve para:
-
Diferenciar diabetes tipo 1 e 2: no diabetes tipo 1, as células beta do pâncreas que produzem insulina são destruídas, resultando em baixos níveis de Peptídeo-C. Já no tipo 2, a produção de insulina pode estar diminuída ou as células do corpo são resistentes à sua ação, geralmente com níveis de Peptídeo-C normais ou elevados.
-
Avaliar a função das células beta do pâncreas: o nível de Peptídeo-C reflete a capacidade do pâncreas de produzir insulina. Níveis baixos podem indicar que as células beta estão funcionando mal ou em menor número no órgão.
-
Monitorar o tratamento do diabetes: o acompanhamento do Peptídeo-C ajuda a avaliar a efetividade do tratamento para diabetes em alguns casos.
Quando o exame é indicado?
O exame de Peptídeo-C pode ser indicado em diversas situações, como:
-
Suspeita de diabetes tipo 1 ou 2;
-
Dificuldade em controlar o diabetes;
-
Monitoramento do tratamento do diabetes;
-
Investigação de episódios de hipoglicemia;
-
Avaliação da função pancreática;
-
Suspeita de outras doenças relacionadas aos níveis de Peptídeo-C, como tumor de pâncreas.
Como o exame de Peptídeo-C é realizado?
O exame de Peptídeo-C é simples e realizado por meio de uma coleta de sangue comum, que pode ser feita no laboratório ou em casa (coleta domiciliar).
Como é o preparo para o exame de Peptídeo-C?
Em geral, é necessário jejum de 8 a 10 horas antes da colheita de sangue.
Valores de referência para o nível de Peptídeo-C baixo ou alto
Os valores de referência para o nível de Peptídeo-C no sangue geralmente são:
-
Normal: 0,7 a 3,1 ng/mL (nanogramas por mililitro)
-
Baixo: Abaixo de 0,7 ng/mL
-
Alto: Acima de 3,1 ng/mL
Níveis baixos de Peptídeo-C estão relacionados principalmente ao diabetes tipo 1. Já o nível alto da molécula pode indicar uma fase inicial de diabetes tipo 2 ou pré-diabetes, geralmente associado a um quadro de excesso de peso.
É importante ressaltar que os valores são apenas para referência. A interpretação dos resultados deve ser feita por um médico avaliando também o histórico de saúde do paciente.
No caso do diagnóstico de diabetes, por exemplo, é importante avaliar o resultado de outros exames, como o da glicemia em jejum e hemoglobina glicada.
Onde agendar exame de Peptídeo-C?
Para obter mais informações sobre o exame de Peptídeo-C, consultar preços, se informar sobre coleta domiciliar e localizar o laboratório mais próximo da sua região, basta acessar nosso canal de agendamento online.