Autora: Dra. Luisa Frota Chebabo, infectologista da rede Dasa
Mais de 1.000 pessoas morreram no Brasil em 2022 por conta da dengue. O dado é um alerta sobre a gravidade da doença que pode levar a complicações como hemorragias, falência de órgãos e até mesmo à morte. Nesse sentido, a prevenção da dengue é o melhor caminho para mudarmos essas estatísticas. Continue a leitura e conheça as melhores formas de prevenir a dengue.
O que é dengue?
A dengue é uma doença viral que causa uma série de sintomas como dor intensa, respiração acelerada e vômitos frequentes.
Como se pega dengue?
A dengue é causada pela picada do mosquito Aedes aegypti e, em menor proporção, pela espécie Aedes albopictus.
Como prevenir a dengue?
As principais opções para a prevenção da dengue são a vacinação, a eliminação dos focos do mosquito que transmite a doença e uso de repelentes para afastar os insetos.
Eliminar os focos do mosquito Aedes Aegypti
Uma forma muito eficiente de prevenir a dengue é evitando a procriação dos mosquitos, que usam reservatórios de água para depositar seus ovos. Nesse sentido, as principais ações preventivas incluem:
- Colocar areia nos pratos dos vasos de plantas.
- Armazenar garrafas e recipientes que possam acumular água virados para baixo.
- Manter sempre tampadas caixas d'água e lixeiras.
- Realizar a lavagem frequente das vasilhas e a troca constante da água dos recipientes de animais de estimação.
- · Cobrir adequadamente piscinas, ralos e vasos sanitários.
Usar repelente
Utilizar repelentes sempre que possível é uma estratégia importante, pois eles podem criar uma barreira contra os mosquitos que transmitem o vírus.
Vitaminas do complexo B ajudam a prevenir a dengue?
Não existe comprovação científica de que vitaminas do complexo B ajudem a prevenir a dengue.
No entanto, alguns médicos receitam essas vitaminas como alternativa para afastar os mosquitos, pois há uma hipótese de que a ingestão dessas substâncias faria a pele exalar um odor repelente.
Vacina Qdenga
A Qdenga é uma das principais vacinas contra a dengue. Ela é composta por quatro tipos do vírus da dengue, garantindo uma proteção abrangente contra a doença com uma eficácia de 80%.
Além da eficácia na prevenção da dengue, a vacina Qdenga também tem um impacto positivo no número de hospitalizações. A vacina é capaz de reduzir as hospitalizações relacionadas à dengue em até 90%.
Tratamento para dengue
Ainda não existe um tratamento para dengue específico. As medidas consistem em diminuir os desconfortos associados à doença.
Nesse sentido, o médico pode prescrever medicamentos como analgésicos e antitérmicos, além de incentivar o repouso e a hidratação oral com a ingestão frequente de água.
É importante destacar que o uso de ácido acetilsalicílico e anti-inflamatórios não é recomendado, pois esses medicamentos podem aumentar o risco de sangramentos e afetar a função renal.
Nos casos mais graves, como os de dengue hemorrágica, o paciente pode necessitar de internação hospitalar.