Autor: Dr. Alberto Chebabo, infectologista da Dasa e presidente da SBI (Sociedade Brasileira de Infectologia).
O tratamento para dengue é feito para amenizar o quadro de saúde e permitir ao organismo se recuperar enquanto o ciclo do vírus não termina. Por isso, ele é chamado de “suporte” – ou seja, não existem cuidados específicos para a doença.
A dengue é causada por um arbovírus e transmitida pelo mosquito Aedes aegypti. Esse é o mesmo mosquito que transmite outra arboviroses (doenças causadas por arbovírus), como zika, chikungunya e febre amarela.
Continue a leitura para entender mais sobre a doença, seus sintomas e os cuidados necessários.
Como saber se estou com dengue?
A dengue é uma doença que tem sintomas iniciais inespecíficos, como febre e dor no corpo. Ou seja, ela pode ser facilmente confundida com uma virose comum.
Por isso, é fundamenta buscar o atendimento especializado, pois apenas o médico está habilitado a fazer o diagnóstico da doença.
Sintomas
Como falamos, a dengue se apresenta com sintomas comuns para quadros virais, como febre alta (maior que 38°C). Ela geralmente surge de forma abrupta e pode durar de dois a sete dias.
Outros sintomas vão se somando durante os dias de evolução da doença:
- Dor de cabeça
- Dores no corpo
- Dores nas articulações (sintoma característico da doença)
- Dor atrás dos olhos
- Prostração
- Fraqueza
- Náuseas e vômitos
No entanto, vale ressaltar que não é incomum encontrar casos assintomáticos ou com sintomas bastante leves.
Exames
Além da observação clínica, o médico pode pedir a realização de alguns exames para fechar o diagnóstico da doença. Os mais comuns são:
- Painel viral (que avalia a presença de material genético do vírus no organismo);
- Pesquisa de anticorpos específicos;
- Pesquisa de antígenos específicos.
Vacina contra a Dengue (QDENGA)
É possível se prevenir contra a dengue através da imunização com a vacina Qdenga, imunizante liberado inclusive para as pessoas que ainda não foram infectadas pelo vírus. Consulte preços e unidades disponíveis através do Nav Dasa, assistente de saúde da marca Sérgio Franco e de toda a rede Dasa.
Os sintomas da dengue são parecidos com Covid-19?
Inicialmente, os sintomas da dengue e da Covid-19 podem ser parecidos, já que as duas doenças causam febre, dor no corpo e dor de cabeça.
No entanto, a Covid-19 apresenta sintomas respiratórios – como coriza e tosse - já nos primeiros dias de infecção, enquanto isso não ocorre na dengue.
Por isso, é muito importante buscar atendimento médico para chegar ao diagnóstico adequado. Para saber mais sobre os testes de Covid-19, clique aqui.
Como é o tratamento para dengue?
Até o momento, não existe tratamento específico para a dengue. Por isso, nos casos leves, a orientação é:
- Repouso enquanto durar a febre;
- Hidratação oral (com água, soro caseiro, água de coco etc.) ou venosa, se for necessária;
- Uso de paracetamol ou dipirona para alívio da dor e da febre;
- Não utilizar ácido acetilsalicílico.
Em caso de piora no quadro de saúde ou na presença de sinais de alarme, é importante buscar ajuda médica imediata.
Como é o tratamento para dengue hemorrágica?
Assim como na dengue clássica, o tratamento para a dengue hemorrágica é feito para dar suporte ao paciente – ou seja, não existe nada específico para impedir o avanço da doença.
Vale lembrar que, atualmente, a OMS (Organização Mundial da Saúde) orienta que o termo “dengue hemorrágica” seja substituído por “dengue grave” ou “dengue grave com fenômenos hemorrágicos”, quando estes ocorrem.
Na dengue grave, o paciente deve ficar internado no hospital ou unidade de saúde.
Mantem-se a hidratação por meio de soro direto na veia e são monitoradas as condições de saúde de forma constante. Também pode ser necessário o uso de oxigênio e de transfusões de sangue, em casos de hemorragia.
Quanto tempo a dengue dura?
Em média, os quadros de dengue considerado leves evoluem de forma espontânea em até 10 dias.
A expectativa é que o indivíduo (adulto ou criança) esteja recuperado em, no máximo, 14 dias.
Quais medicamentos não se deve tomar em caso de dengue?
A recomendação médica é que pacientes com dengue não façam uso de medicamentos à base de ácido acetilsalicílico (como aspirina e AAS), já que são remédios que podem aumentar o risco para hemorragias.
Onde fazer o exame?
Para consultar preços, obter mais informações sobre exames, vacina contra a dengue e localizar o laboratório mais próximo da sua região, basta acessar o Nav Dasa.