SHBG: entenda em que situações o exame pode ser indicado

shbg

 

Agendar Exame na Unidade
 
 
Agendar Exame em Casa
 

A SHBG é uma proteína relacionada a hormônios sexuais. Níveis alterados dessa substância podem estar presentes em variadas condições de saúde, mas geralmente a dosagem de SHBG é solicitada para investigar casos em que a testosterona pode estar em quantidade anormal. 

 

SHBG: o que é e para que serve o exame?  

SHBG é a sigla, em inglês, para globulina ligadora de hormônios sexuais. Esta é uma proteína produzida no fígado e que funciona como um meio de transporte para a maioria dos hormônios sexuais – como a testosterona, a dihidrotestosterona e o estradiol. 

A principal função da SHBG é transportar de 97 a 99% destes hormônios na circulação sanguínea até os tecidos onde devem agir. Ela atua, portanto, como um reservatório de hormônios sexuais, liberando-os apenas nas quantidades necessárias para os diversos tecidos do organismo. 

O exame de SHBG é uma das ferramentas que ajuda a estimar principalmente a quantidade de testosterona ativa nos tecidos do corpo. 

 

Como o exame é feito?  

A dosagem de SHBG é realizada por meio de uma coleta simples de sangue. Na maioria das vezes, não se exige um preparo especial antes do procedimento.  

 

Quando o exame SHBG é indicado?  

O exame de SHBG costuma ser solicitado quando se observa níveis anormais dos hormônios sexuais (principalmente testosterona e estradiol) no organismo, pois as variações nos níveis de SHBG podem afetar os valores totais dos hormônios a ela ligados. 

Além disso, essa proteína é usada no cálculo da testosterona livre: leva-se em conta a dosagem de testosterona total e de SHBG. 

Agendar Exame SHBG

 

O que o exame SHBG pode ajudar a identificar?  

Em mulheres, a dosagem de SHBG é mais frequentemente utilizada para investigar o hiperandrogenismo. Nessa condição, há um aumento da testosterona no sangue, gerando sintomas como aumento da quantidade de pelos corporais, acne, menstruação desregulada, entre outros. 

Já em homens, o exame de SHBG tende a ser indicado para avaliar hipoandrogenismo ou hipogonadismo. Em ambas as situações a testosterona pode estar baixa, levando a perda de massa muscular, redução da libido, disfunção erétil, entre outras manifestações clínicas. 

É fundamental que os níveis de SHBG sejam interpretados por um médico, que poderá estudar cada caso individualmente e considerar também outras informações sobre os pacientes, assim concluindo se o quadro em questão precisa de algum tipo de tratamento ou se não representa um problema de saúde. Vale também lembrar que não existem evidências para solicitação desse hormônio de rotina no contexto de check-up. 

 

O que pode causar SHBG alta?  

Geralmente, a dosagem dessa proteína em homens ajuda a analisar possíveis casos de hipoandrogenismo ou de hipogonadismo, nos quais se encontra SHBG alta. 

Porém, diversas outras condições podem estar atreladas a níveis elevados de SHBG, incluindo: 

  • Cirrose; 

  • Hipertireoidismo; 

  • Uso de pílulas anticoncepcionais com estrogênios; 

  • Uso de algumas substâncias (como estrogênios, tamoxifeno, fenitoína e hormônios tireoidianos); 

  • Gravidez

  • Anorexia nervosa.

O que pode causar SHBG baixa?  

Em mulheres, o exame costuma auxiliar na investigação de hiperandrogenismo, que são caracterizados por SHBG baixa. 

Mas são variadas as condições que podem estar associadas a níveis baixos de SHBG. Entre elas, estão: 

  • Quadros que diminuam a quantidade de proteínas no organismo (como desnutrição); 

  • Síndrome metabólica; 

  • Resistência à insulina

  • Diabetes

  • Risco aumentado de doença cardiovascular; 

  • Síndrome dos ovários policísticos; 

  • Obesidade. 

A SHBG também pode apresentar redução em pessoas que utilizam determinadas substâncias (como androgênios, glicocorticoides e hormônio do crescimento) ou que têm certas doenças (a exemplo do hipotireoidismo e da acromegalia). No entanto, ainda não é totalmente clara a relação entre esses fatores e os níveis de SHBG.

 

Atendimento Domiciliar sem taxa de deslocamento 

Exames como o BNP também podem ser realizados em segurança, no conforto do seu lar ou da sua empresa sem custo adicional. Para obter mais informações sobre coleta domiciliar, consultar preços e/ou localizar o laboratório mais próximo da sua região, basta acessar nossos canais de agendamento online.

 

Agendar Exame em Casa
 
 

 

Autora: Dra. Rosita Fontes, endocrinologista e assessora médica da Dasa

dasa

 

Post Destaque
Não