Autora: Dra. Maria Isabel de Moraes Pinto - Médica infectologista
A dengue é uma doença infecciosa causada por um vírus transmitido pela picada do mosquito Aedes aegypti. Dados do Ministério da Saúde indicam que o Brasil pode bater recorde no número de casos da doença em 2024 pela influência de fatores como calor intenso, grande volume de chuvas e o ressurgimento dos sorotipos 3 e 4 do vírus. Diante desse cenário, a busca pelo teste de dengue aumentou, já que esta é a principal forma de diagnosticar a doença com precisão. Continue a leitura para entender mais sobre como ele é feito.
Teste de Dengue: quando é indicado?
Como os sintomas da dengue são muitas vezes inespecíficos (como febre e dor de cabeça), o médico deve requisitar um exame específico para detectar a presença ou não do vírus da dengue e, assim, fechar o diagnóstico com precisão e iniciar o tratamento para dengue.
Sintomas de Dengue
A dengue pode causar uma variada gama de quadros clínicos e algumas pessoas são assintomáticas. O ciclo da doença pode durar de 7 a 10 dias. Confira a seguir os sintomas mais comuns.
Sintomas iniciais
-
Febre alta;
-
Dor de cabeça (principalmente atrás dos olhos);
-
Dor no corpo;
-
Dores articulares;
-
Fraqueza;
-
Náuseas e vômitos;
-
Surgimento de manchas avermelhadas na pele.
Sintomas de dengue grave (anteriormente chamada dengue hemorrágica)
Após o terceiro dia de infecção, quando a febre começa a ceder, é importante observar com mais atenção, pois os casos graves podem se apresentar com outros sintomas, como:
-
Sangramento nas mucosas;
-
Hipotensão;
-
Dor no estômago intensa;
-
Vômitos persistentes;
-
Aumento doloroso do fígado;
-
Sonolência;
-
Diminuição do volume urinário;
-
Diminuição repentina da temperatura corporal;
-
Alterações nos exames laboratoriais.
Tipos de exames para detecção da dengue
Atualmente existem três tipos de exame que podem detectar a infecção da dengue. Cada um deles possui um método diferente e o período da doença em que devem ser solicitados. Confira a seguir.
RT-PCR (teste molecular)
RT-PCR significa “reação em cadeira de polimerase em tempo real” e é o teste considerado “padrão ouro” para detectar com precisão diversas infecções virais, incluindo a dengue. O teste identifica no sangue o material genético do vírus e pode até diferenciar qual o sorotipo do vírus existente. Ele é recomendado para ser realizado no início da doença, até cinco dias após o surgimento dos sintomas.
Teste de antígeno ou teste rápido
Também conhecido como teste NS1, é um teste rápido (leva cerca de 15 minutos para se obter o resultado) e deve ser feito também na fase inicial da doença, entre o 3º e o 5º dia após o início dos sintomas.
Teste de anticorpos IgM e IgG
Chamado também de sorologia, este teste detecta a presença de anticorpos produzidos pelo sistema imunológico a partir do contato com um dos quatro sorotipos do vírus da dengue. Como o processo de produção desses anticorpos leva alguns dias, a recomendação é que o teste seja feito a partir do 7º dia após o início dos sintomas.
Como o exame é feito?
Os três tipos de exame – RT-PCR, de antígeno e sorologia – são realizados a partir da análise de uma amostra de sangue.
Quem pode fazer o exame?
Os médicos geralmente recomendam o teste de dengue após considerar o cenário epidemiológico da região e os sintomas apresentados pelo paciente.
Preciso de pedido médico para um teste de dengue?
Não. Os testes de dengue podem ser feitos sem pedido médico em laboratórios e farmácias que ofereçam o serviço – que também está sendo realizado em UBSs (Unidades Básicas de Saúde) pelo SUS.
No entanto, o pedido médico é necessário para obter o reembolso, se o teste for realizado na rede privada de saúde.
Onde agendar teste de dengue?
Para obter mais informações sobre o exame, consultar preços, se informar sobre coleta domiciliar e localizar o laboratório mais próximo da sua região, basta acessar nosso canal de agendamento online.