A dengue é uma doença infecciosa causada por um vírus transmitido pela picada do mosquito Aedes aegypti e, em menor proporção, pela espécie Aedes albopictus. Os sintomas de dengue podem variar de acordo com a gravidade da doença.
Continue a leitura para saber mais sobre quanto tempo duram os sintomas da doença, formas de diagnóstico, tratamento e como prevenir a dengue.
Sintomas de dengue: quais são?
É comum que algumas pessoas não apresentem sintomas, ou que eles sejam leves. No entanto, em casos graves, há o risco de hemorragia ou choque.
Entre os principais sintomas da dengue estão:
- Febre alta;
- Manchas vermelhas parecidas com alergia;
- Dor muscular;
- Fadiga;
- Dor de cabeça e no fundo dos olhos;
- Perda de apetite;
- Dor abdominal.
Já casos graves (conhecida como dengue grave ou hemorrágica) os indivíduos apresentam:
- Choque hemorrágico (com alterações da coagulação sanguínea, perda de sangue e possível falência do coração);
- Dor abdominal intensa;
- Vômito persistente;
- Respiração acelerada;
- Sangramento de mucosas ou outras hemorragias;
- Agitação ou confusão mental;
- Convulsões.
Quanto tempo duram os sintomas de dengue?
Os sintomas da dengue clássica duram de 2 a 7 dias. É comum que após este período o indivíduo comece a se recuperar. Porém, em alguns casos, o cansaço e a fraqueza podem persistir por várias semanas.
Como é o diagnóstico de dengue?
O diagnóstico é clínico, ou seja, baseado nos sintomas e no exame físico do paciente, e laboratorial.
O médico pode solicitar hemograma, sorologia para dengue, o que permite determinar se a pessoa possui anticorpos contra o vírus e a tipagem do vírus que permite determinar o sorotipo em questão.
Recomenda-se, entretanto, que se espere pelo menos até o quinto dia do início dos sintomas para realizar a sorologia, pois ela depende da presença de anticorpos contra o vírus.
Tratamentos para dengue
Não há tratamento específico para a dengue. Em casos sintomáticos, podem ser indicados medicamentos como analgésicos e antitérmicos para aliviar os desconfortos, além de hidratação oral e repouso.
É importante saber que o uso do ácido acetilsalicílico e anti-inflamatórios não é recomendado, pois estes medicamentos podem aumentar o risco de sangramentos e alterações renais.
Quem tem dengue hemorrágica, pode precisar de internação hospitalar, soro endovenoso, intubação e até transfusão de sangue.
Na dengue clássica, após quatro ou cinco dias do início do quadro, o indivíduo melhora espontaneamente e recupera-se por completo em cerca de 10 dias.
Formas de prevenir a dengue
A vacina QDENGA é o imunizante indicado para crianças a partir de quatro anos de idade, adolescentes e adultos até os 60 anos. A vacina da dengue é uma das melhores formas de prevenir a doença.
Além disso, algumas medidas podem diminuir a proliferação do mosquito Aedes aegypti, que procura reservatórios de água paradas para que as fêmeas depositem os ovos. Portanto, não deixe água armazenada sem necessidade.
As principais medidas de prevenção da dengue são:
- Deixar a caixa d’água e lixeiras sempre tampadas;
- Colocar areia nos pratos de plantas;
- Cobrir piscinas, tapar os ralos e baixar as tampas dos vasos sanitários;
- Garrafas e recipientes que acumulam água devem ser sempre virados para baixo;
- Trocar a água dos animais de estimação e lavar as vasilhas constantemente;
- Sempre que possível, usar repelentes;
- Cobrir bem todos os reservatórios de água.
Quando procurar por um médico?
Quem suspeita que está com dengue ou com sintomas da doença, deve procurar um médico o quanto antes para averiguar a gravidade da doença ou descartar a condição.
O diagnóstico e o tratamento precoce são fundamentais para uma recuperação mais rápida e para evitar complicações graves. É fundamental que o indivíduo não se automedique para evitar que a doença se agrave.
Fonte: Dr. Igor Brasil