O exame DHT serve para diagnosticar e monitorar condições prostáticas e hormonais. Continue a leitura para saber detalhes sobre quando o exame é indicado, quais condições são diagnosticadas e como é realizado.
Exame DHT: o que é e para que serve?
O exame de DHT (di-hidrotestosterona) é um teste laboratorial que mede os níveis desse hormônio no sangue. A DHT, uma forma ativa da testosterona, desempenha um papel importante no desenvolvimento das características sexuais masculinas e na saúde da próstata e dos cabelos.
Este exame é útil para investigar distúrbios hormonais e diagnosticar problemas como queda de cabelo e disfunções prostáticas.
O que é a Di-hidrotestosterona?
A Di-hidrotestosterona (DHT) ou 5a-di-hidrotestosterona (5a-DHT) é um hormônio derivado da testosterona, esteroide sexual androgênico, produzido principalmente na próstata, nos folículos capilares, fígado, cérebro e nas glândulas adrenais.
A DHT desempenha um papel importante no desenvolvimento das características masculinas durante a puberdade e está envolvida no desenvolvimento/manutenção da próstata e no crescimento do cabelo. Níveis anormais desse hormônio podem estar associados a diversas condições de saúde.
Quando o exame DHT é indicado?
O exame de DHT pode ser solicitado em diferentes situações, tais como:
-
Perda de cabelo e calvície.
-
Para identificar problemas de desequilíbrio hormonal.
-
Para avaliar o desenvolvimento do indivíduo durante a puberdade.
DHT baixo: o que pode indicar?
Níveis baixos de DHT podem sugerir:
-
Hipogonadismo: a condição se caracteriza pela produção insuficiente de testosterona.
-
Condições genéticas, como Síndrome de Klinefelter.
DHT alto: o que pode indicar?
Níveis elevados de DHT podem estar associados a:
-
Calvície androgenética.
-
Hiperplasia prostática benigna.
-
Síndrome do ovário policístico.
Como o exame DHT é feito?
O exame para medir os níveis de di-hidrotestosterona (DHT) é realizado por meio de uma análise de sangue. Não é necessário jejum específico. Após a coleta, a amostra é enviada para um laboratório, onde é analisada para determinar a concentração de DHT no sangue.
Qual médico procurar?
Para realizar e interpretar um exame de di-hidrotestosterona (DHT), os médicos mais indicados são o urologista e o endocrinologista.
O urologista é especializado no sistema urinário e reprodutor masculino e trata condições como hiperplasia prostática benigna e câncer de próstata, que podem estar relacionadas a níveis alterados de DHT.
Já o endocrinologista é o especialista em hormônios e glândulas endócrinas. Se o exame de DHT for necessário para investigar desequilíbrios hormonais ou distúrbios relacionados ao crescimento e desenvolvimento, o especialista deve ser procurado.
Exame DHT: preço e onde agendar?
Para obter mais informações sobre onde realizar o exame DHT e consultar preços, basta acessar nossa central de agendamento online.
Atendimento domiciliar
Exames como o DHT também podem ser realizados em segurança, no conforto do seu lar ou da sua empresa sem custo adicional. Para obter mais informações sobre coleta domiciliar e consultar preços, basta acessar nosso canal de agendamento online.